Diário da Serra
Diário da Serra

PRIMEIRA FASE – 11 ideias de Tangará da Serra são selecionados no Programa Centelha

Fabíola Tormes / Redação DS 19/07/2022 Geral

Objetivo é estimular a criação de empreendimentos inovadores

O programa tem três fases de seleção

O Governo de Mato Grosso, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), divulgou a lista preliminar das 200 ideias inovadoras aprovadas na Fase 1 do Programa Centelha 2 Mato Grosso

  • Entre os selecionados, 11 ideias de Tangará da Serra:

    1. Projeto ProBov App, proposto por Adriano Barbosa Rocha dentro da temática Automação;
    2. Aquaponia: Produção animal e vegetal com sustentabilidade, de Elinez da Silva Rocha (Biotecnologia e Genética);
    3. Mercado da Vaca, proposto por João Pedro Alves Souza Pereira (Tecnologia Social);
    4. Educaplus - Aplicativo de acompanhamento escolar, de Isaac Borges de Lima (Tecnologia Social);
    5. JetHouse plataforma “no-code” de gestão para Indústria da Construção, de João Paulo Batista da Silva (TI e Telecom);
    6. Seu sucessor, de Thayná Cristina Santana de Oliveira (Tecnologia Social);
    7. Bom Cidadão, proposto por Luís Otávio Toledo Perin (Tecnologia Social);
    8. Uso fitoinseticida do óleo essencial de plantas nativas para MIP, de José Gustavo Ramalho Casagrande (Química e Novos Materiais);
    9. Bioinsumos: alternativa à produção sustentável na Agricultura Familiar, de Edson da Costa Ramos (Tecnologia Social);
    10. Orçamentos Dinâmicos, de Vanderson Ricardo Jorge (Big Data);
    11. Plataforma e Websait *INOBRA* (Marketplace), proposto por Alex da Silva (Tecnologia Social). 

O programa, que tem três fases de seleção, visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Mato Grosso. Para isso serão selecionados 50 startups que serão contemplados com até R$ 60 mil em subvenção econômica, além de até R$ 26 mil em bolsas de apoio técnico, capacitação e networking. 

Agora, segundo o Agente de Inovação da Fapemat para o polo Tangará da Serra, professor Anderson Froehlich, essas 200 selecionadas passarão por uma triagem, restando apenas 100.

“(…) Depois, com projeto de empreendimento, vão ficar 50 empresas que serão beneficiadas pela Fapemat, pelos recursos do programa Centelha”,

explica,

ao ressaltar que ao longo das etapas, os empreendedores receberão capacitações para aprimorar os projetos inovadores, além de suporte e feedback dos avaliadores.

“Vale muito a torcida para que Tangará da Serra possa ser contemplada com uma, duas, três ou mais startups e possa aqui agregar ao nosso ecossistema de inovação, que a gente possa começar a criar um ambiente diferente regional econômico”.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI. Em Mato Grosso é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

A iniciativa é executada de forma descentralizada, por meio da articulação institucional e cooperação com órgãos e entidades da administração pública estadual que atuam na área de ciência, tecnologia e inovação, com o apoio técnico e financeiro do MCTI e das agências federais de fomento.

Diário da Serra

Notícias da editoria