Diário da Serra
Diário da Serra

PROJETO DE EXTENSÃO – Câmara promove projeto Politeia

Assessoria 22/07/2022 Educação

Iniciativa contará com 201 universitários de todo o país

A sessão de abertura do Politeia será na sexta-feira

A Câmara dos Deputados realiza, de 22 a 29 de julho, a 16ª edição do Politeia, projeto de extensão desenvolvido a partir da parceria da Casa com a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Instituto de Ciência Política. O objetivo da iniciativa é promover o aprendizado prático e teórico dos trabalhos legislativos, a partir da simulação de atividades parlamentares.

O Politeia, reconhecido como o maior projeto de simulação de atividades parlamentares do Brasil, é voltado aos estudantes de graduação de todo o país e realizado, anualmente, nas dependências da Câmara, durante o recesso parlamentar.

Neste ano, a atividade volta a ser totalmente presencial e contará com 201 estudantes, sendo que 133 deles atuarão como deputados federais. Dos demais universitários, haverá 15 repórteres, 8 assessores de imprensa, 3 fotógrafos e 42 responsáveis pela organização do projeto.

Durante o evento, os graduandos terão a oportunidade de atuar diretamente na elaboração, tramitação e deliberação de projetos de lei (PLs) e projetos de lei complementar (PLPs) em comissões e em Plenário.

Os 133 estudantes que simularão as funções dos parlamentares estarão divididos em nove partidos políticos, seguindo a proporção apresentada após as eleições de 2018. Os partidos representados nesta edição do Politeia serão: PL, PT, União, PSD, PSB, PSDB, PDT, Psol e Novo.

A sessão de abertura do Politeia será na sexta-feira, 22, no auditório Nereu Ramos, às 18h. As sessões realizadas em Plenário na quinta e na sexta da próxima semana (dias 28 e 29 de julho) serão transmitidas ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Diário da Serra

Notícias da editoria