Diário da Serra
Diário da Serra

ELEIÇÕES 2022 – Partidos e federações marcam data para anunciar candidatos em MT

Vitória Gomes / Mídia News 26/07/2022 Política

O Novo foi o primeiro a realizar e lançou Feliciano Azuaga ao Senado

Mauro Mendes vai a reeleição

As convenções para a escolha dos candidatos que irão concorrer ao pleito de outubro deste ano tiveram início na última semana e os principais partidos de Mato Grosso já começaram a marcar as datas para anunciar os escolhidos.

Na prática, o evento lança quais serão os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual.

O União Brasil, que lançará a reeleição do governador Mauro Mendes, marcou a convenção para o dia 5 de agosto. O evento será realizado no Ginásio Dom Aquino, em Cuiabá, a partir das 18h. Nesse dia também serão confirmados os nomes para candidatura a vice-governador, senador, bem como as chapas estaduais e federais, entre eles os nomes de Eduardo Botelho e Dilmar Dal’Bosco para a reeleição na Assembleia e Fábio Garcia, Gisela Simona e Coronel Assis para a Câmara Federal.

O PSB, que pretende lançar a médica Natasha Slhessarenko ao Senado, marcou sua reunião no dia 30 de julho, sábado, de 8h às 12h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Pela sigla também serão lançados Max Russi para Assembleia, Allan Kardec e Serys Slhessarenko para federal.

O MDB, que irá lançar nomes para deputado federal e estadual, marcou seu encontro nesta quarta, 27, ainda sem hora e local definidos. No encontro devem ser avalizados Janaina Riva e Thiago Silva para Assembleia e Carlos Bezerra e Juarez Costa para a Câmara.

O PT lançará o deputado estadual Lúdio Cabral e Valdir Barranco para reeleição no dia 3 agosto, ainda sem hora e local definidos. Já o evento da federação, composta pelo PT, PV e PCdoB, ocorre no dia 5.

O PSDB escolherá os candidatos aos cargos de deputado federal e deputado estadual no dia 5 de agosto, com início às 14h e término às 20h, na sede da sigla. A convenção será em conjunto com o Cidadania. Nesse grupo, o nome mais expressivo é do deputado estadual Carlos Avalone.

O PSD marcou sua convenção para o dia 5 de agosto, mas ainda sem hora e local definidos. O senador Carlos Fávaro é cortejado pela federação do PT para que saia ao Governo, mas a possibilidade é reduzida. 

O Republicanos lançará seus candidatos na convenção marcada para o dia 2, às 19h. Porém, ainda não tem local definido. Nessa sigla, deve ser avalizado o vice-governador Otaviano Pivetta na mesma função. Para Assembleia sairá o deputado Valmir Moretto e para a Câmara o ex-vereador Felipe Wellaton.

O PSOL deve definir seus candidatos nesta terça-feira, 26, às 21h na sede do partido, localizada no Edifício Maruanã, em Cuiabá. Aqui o Procurador Mauro sai para deputado federal e há chances de se avalizar o nome do servidor público Moisés Franz ao Governo.

O PTB vai lançar seus nomes no dia 5 de agosto, último dia de prazo, ainda sem horário e local definidos. Pela sigla será lançado o deputado Ulysses Moraes para federal.

O Novo já realizou a convenção na Capital, e lançou o nome do professor Feliciano Azuaga ao Senado, na última quarta-feira, 20.

  • Sem definição:

Alguns partidos ainda não decidiram em qual dia farão sua reunião para lançar candidatos ao pleito. 

O PL, sigla que pretende lançar o senador Wellington Fagundes à reeleição; o PP, que deve lançar o deputado federal Neri Geller ao Senado; e o PDT, que vai lançar o vereador de Várzea Grande Ícaro Reveles para deputado estadual.

Diário da Serra

Notícias da editoria