Diário da Serra
Diário da Serra

ÔNIBUS LILÁS – Setasc ofertará serviços sobre prevenção da violência doméstica

Assessoria Setasc – MT 01/08/2022 Geral

Ônibus Lilás percorrerá nove municípios a partir desta terça

Equipe técnica multiprofissional atende mulheres

Em alusão ao Agosto Lilás, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) realiza no período de 2 a 29 do corrente mês, ações de prevenção e orientação sobre violência doméstica em nove municípios, por meio da equipe técnica multiprofissional que compõe o programa Ônibus Lilás, com programação especialmente preparada para melhor orientar as moradoras desses municípios a respeito dos seguintes temas:

  • A violência doméstica;
  • Os direitos da mulher;
  • As formas de agressão que são cometidas contra a mulher;
  • O que é a Marcha das Margaridas (movimento social ocorrido em 2014 contra a violência doméstica);
  • Como funciona a rede social de proteção e defesa da mulher no Estado;
  • A patrulha policial Maria da Penha;
  • O papel do Conselho Estadual da Mulher,
  • entre outros aspectos sociais, culturais e históricos.

No dia 2 de agosto a equipe estará atendendo no município Vale São Domingos; no dia 5 em Cáceres; nos dias 8 e 9 estará em Alto Garças; nos dias 10 e 11 em Alto Araguaia; dias 16 e 17 no município de Jangada; dia 20 em Sinop; de 22 a 24 estará em Nova Canaã; dias 25 e 26 em Santa Helena e nos dias 28 e 29 estará em Gaúcha do Norte.

O ônibus tem duas cabines equipadas para atendimentos individuais especializados. A ação conta com o apoio do serviço social dos municípios contemplados e também da Polícia Militar. São ofertados atendimentos especializados com psicólogos, assistentes sociais, técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), historiador, orientação jurídica, além de roda de conversa ao ar livre.

Em agosto a programação foi intensificada para ampliar o serviço de orientação com caráter educativo, reforçando as ações do programa Agosto Lilás, destacou o secretário adjunto de Direitos Humanos da Setasc-MT, Kennedy Dias.

“Além de atender in loco as mulheres, a equipe técnica também realiza a capacitação dos servidores municipais da área social e auxilia na formação da rede de proteção municipal às mulheres”,
salienta o secretário adjunto.

O serviço do Ônibus Lilás pode ser solicitado pelos gestores municipais. Para mais informações sobre o agendamento do serviço do Ônibus Lilás, manter contato pelo telefone: (65) 3613-5774.



Diário da Serra

Notícias da editoria