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PESQUISA – Dia dos Pais: 101,8 milhões de brasileiros devem ir às compras

Marina B. / Assessoria CNDL 01/08/2022 Geral

78% pretendem pagar o presente à vista

54% pretendem comprar roupas, 37% perfumes e/ou cosméticos, 35% calçados (Foto: Shutterstock)

Dia dos Pais: 101,8 milhões de brasileiros devem ir às compras

O Dia dos Pais deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio. É o que aponta levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 63% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 101,8 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto.

Apesar da importante movimentação na economia, o número de consumidores que não pretendem comprar em 2022 cresceu 6 pontos percentuais em comparação com o ano passado, passando de 21% para 27%.

Em relação aos gastos, 34% têm intenção de gastar o mesmo valor que em 2021, 29% desejam desembolsar mais, e 26% querem gastar menos.

Entre aqueles que pretendem gastar mais, 50% desejam comprar presentes melhores, 49% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 19% querem comprar mais presentes. Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 37% querem economizar, 36% estão com o orçamento apertado, 20% citam as incertezas do cenário econômico e 18% precisam pagar dívidas atrasadas.

A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos será de R$ 236,77 ao todo.

  • Itens de vestuário lideram o ranking:

Oito em cada dez consumidores pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utiliza sites/aplicativos, lojas de shopping, as redes sociais, e lojas de rua. Para 75% dos entrevistados que fizeram compras na data em 2021, os produtos estão mais caros este ano; 17% acreditam que estão na mesma faixa de preço; e 8% que estão mais baratos.

Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data, seguidas de perfumes e cosméticos, calçados  e acessórios, como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

A grande maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX, dinheiro, no cartão de débito. O restante prefere pagar a prazo, principalmente com parcelas no cartão de crédito. A média geral é de 3,4 prestações.

O levantamento aponta ainda que 82% dos consumidores pretendem pagar o(s) presente(s) sozinhos, enquanto 14% vão dividir, seja uma parte do valor (8%) ou integralmente (5%), com outra pessoa. Entre estes, 27% pretendem dividir o pagamento do(s) presente(s) porque os preços estão muito altos, 26% querem dar um presente melhor/mais caro e 23% afirmam que é uma forma de reduzir os gastos.


Lojas físicas serão os principais locais de compras

Os consumidores estão atentos aos preços e vão pesquisar antes de comprar os presentes. De acordo com o levantamento, 78% dos consumidores pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras.

A pesquisa aponta também que oito em cada 10 entrevistados pretendem realizar a maioria de suas compras nos canais off-line, principalmente em shoppings centers, nos shoppings populares e em lojas de departamento. Por outro lado, as compras pela internet também têm papel bastante relevante na preferência dos consumidores, já que 43% dos entrevistados pretendem comprar a maior parte dos presentes na internet, sendo que 70% destes comprarão em sites, o restante em aplicativos e  no Instagram.

“As compras pela internet, que já eram uma tendência em crescimento, se mostram cada vez mais fortes. Por isso, é importante que o comércio se prepare. Mesmo os micro e pequenos negócios, que não possuem uma página na internet, por exemplo, podem utilizar as redes sociais e aplicativos como WhatsApp para atender e atrair os consumidores”,

destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

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