Diário da Serra
Diário da Serra

COLETA DOMICILIAR – “A população está recebendo bem a nossa equipe”, avalia coordenadora do Censo em Tangará da Serra

Fabíola Tormes / Redação DS 08/08/2022 Geral

Os trabalhos seguem até o início do mês de novembro

Recenseadores utilizam um Dispositivo Móvel de Coleta

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início na última semana à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022.

Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar 89 milhões de endereços - sendo 75 milhões de domicílios - nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.

Em Tangará da Serra o trabalho está sendo coordenado por Lidiane dos Santos Andrade e outros nove supervisores, que acompanham o trabalho dos 53 recenseadores, que estão aplicando dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos e o questionário ampliado, com 77 perguntas.

“O início foi um grande desafio, mas a população está recebendo bem a nossa equipe. Alguns ainda assustados, com medo, mas estamos fornecendo os cuidados necessários”, avalia,

ao destacar que os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

“No crachá dos recenseadores tem um QR Code e qualquer pessoa pode usar, colocando a matrícula ou o RG do recenseador, que vai direto ao site oficial do IBGE, onde aparecem todos os dados do recenseador”, reforça.

É possível também confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181.

A coleta, neste primeiro momento, será feita em todo o setor urbano.

“A partir do momento que acaberem esses primeiros setores, daremos continuidade (…) no setor indígena e rural”.

Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

  • REGIÃO:

Como Coordenadora Censitária Subárea do IBGE, Lidiane acompanha também os trabalhos em Campo Novo do Parecis, onde trabalham 18 recenseadores e quatro supervisores.

Na Subárea de Barra do Bugres são 30 recenseadores, com cinco supervisores; Porto Estrela com três recenseadores; Denise com nove recenseadores e uma supervisora; e Nova Olímpia são 17 recenseadores e um supervisor. Nesta subárea o responsável é Francklin dos Reis Santos de Sousa.



Diário da Serra

Notícias da editoria