Diário da Serra
Diário da Serra

INDEA: MT tem ao menos 10 relatos de sementes suspeitas enviadas da Ásia; Um caso em Santo Afonso

Sergio Roberto / Enfoque Business 30/09/2020 Geral

As sementes misteriosas normalmente vêm junto com produtos comprados pela internet, em sites ou aplicativos internacionais, oriundos de países asiáticos como China e Malásia

Geral

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) já registrou no estado ao menos 10 casos de recebimento de pacotes com sementes suspeitas do exterior. Na região atendida pelo órgão com sede em Tangará da Serra, houve registro de um caso em Santo Afonso.


As sementes misteriosas normalmente vêm junto com produtos comprados pela internet, em sites ou aplicativos internacionais, oriundos de países asiáticos como China e Malásia.
 

Segundo a coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Indea, Ana Paula Vicenzi, a orientação é que estes pacotes não sejam abertos por quem os recebe e que as embalagens originais sejam preservadas. As sementes não devem ser plantadas, manipuladas, nem jogadas no lixo e devem ser encaminhadas imediatamente à unidade do Indea-MT mais próxima ou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para os procedimentos necessários.


“As sementes são encaminhadas para análise no Laboratório Federal de Defesa Vegetal oficial”, informou Ana Paula. Ela confirma que há investigação sobre a origem das sementes, os motivos do envio e as responsabilidades. “Materiais como esse precisam de autorização para entrar no país, mas eles estão chegando por encomendas comuns”, disse. As autorizações são emitidas por órgãos de vigilância sanitária vinculados ao MAPA.
 

Riscos
 

Ana Paula Vicenzi destaca que as sementes podem vir infectadas com alguma bactéria, algum fungo que pode trazer alguma praga para a agricultura local. Além disso, caso sejam plantadas e florescerem, as folhas podem ser tóxicas para humanos e animais.
 

Considerando que este material tem procedência e qualidade desconhecida, podendo ser um potencial veiculador de patógenos ou espécies de plantas daninhas exóticas e potenciais causadores de prejuízos econômicos à sanidade vegetal, o Indea-MT e o Mapa estão articulados conjuntamente, visando evitar a introdução e disseminação de pragas.
 

Para mais orientações, o cidadão pode contatar a Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal do Indea-MT pelo telefone (65)3613-6045, a Ouvidoria Setorial do INDEA-MT (0800 647 9990 ou ouvidoria@indea.mt.gov.br) ou ainda as unidades locais do INDEA-MT (em Tangará da Serra, o telefone é 3326-2388).
 

Denúncias
 

O Mapa informou na última terça-feira, 29, que já recebeu 36 denúncias sobre o recebimento de pacotes de sementes não solicitadas. Ainda de acordo com o governo, pelo menos oito estados – entre eles Mato Grosso – registraram o problema.


Cabe ressaltar que, ao entregar as sementes adquiridas ou recebidas de remetentes desconhecidos, o cidadão não estará sujeito a penalidades. O mesmo vale para cidadãos que porventura tenham efetuado o plantio.
 

EUA e Canadá
 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) abriu investigação para apurar a chegada de diversos pacotes de sementes misteriosas vindos, em sua maioria, da China.
 

O USDA disse que identificou mais de uma dúzia de espécies de plantas. O que intriga as autoridades é que o produto chegou na casa de milhares de americanos sem ter sido comprado ou solicitado.
 

“O Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal do USDA (Aphis) está trabalhando em estreita colaboração com a Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna, outras agências federais e departamentos estaduais de agricultura para investigar a situação”, disse o departamento.
 

Os pacotes também foram vistos no Canadá, onde o governo postou um alerta contra “sementes estrangeiras enviadas pelo correio da China ou Taiwan”.

Diário da Serra

Notícias da editoria