Diário da Serra
Diário da Serra

Dia Mundial do Turismo

Sidney Tapajós 05/10/2020 Artigos

A prática do turismo não é apenas um ramo da economia, mas também um campo de pesquisa das ciências sociais

Artigo 'Dia Mundial do Turismo'

Em referência a uma das mais importantes atividades econômicas do mundo contemporâneo, foi oficialmente definida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980, logo após a implementação de seus regulamentos, o Dia Mundial do Turismo, que será comemorado todo dia 27 de setembro, porém, é importante não confundir este aniversário com o Dia Nacional do Turismo comemorado no dia 2 de março.


A prática do turismo não é apenas um ramo da economia, mas também um campo de pesquisa das ciências sociais (OMT), pois corresponde a pessoas que deslocam do seu ambiente domiciliar por um período menor que um ano e não desempenha nenhum outro trabalho remunerado / Atividades voluntárias. O principal objetivo do Dia Mundial do Turismo é conscientizar a sociedade sobre a importância do turismo e seu valor social, cultural, político e econômico.


No Brasil, o turismo é uma das atividades do setor terciário que mais cresce economicamente, movimentando cada vez mais recursos financeiros. No entanto, devido ao seu real potencial, a receita do país com turistas estrangeiros ainda é pequena.


Se você gosta de viajar, acho que também se interessa pela curiosidade do setor.  Achei que seria interessante reescrever um "Você sabia?".


Você sabia que em Machu Picchu, está entre os locais mais visitados da América do Sul, e de uns tempos pra cá, virou moda passear pelado? Quem for pego visitando nu é multado e pode ser deportado e banido de visitar o Peru?


Você sabia que, entre os anos de 2006 e 2017, a indústria do turismo contribuiu com cerca de US$ 8,3 trilhões na economia global?


Você sabia que Las Vegas (EUA), é a cidade com o maior número de quartos de hotel do planeta.


Você sabia que Hong Kong é a cidade que mais recebe turistas no mundo com 26,7 milhões de visitantes internacionais por ano?


Você sabia que o Vaticano é o menor país do mundo, com uma área de 0,44 km²?


Você sabia que a Papua Nova Guiné é o país com mais línguas faladas? São 820 línguas neste país. As oficiais são hiri motu, tok pisin e inglês.


Você sabia que a região Nordeste do Brasil é a mais desejada por turistas nacionais?


E você, sabe algum fato curioso sobre turismo que não está na lista?


É Sempre muito prazeroso turistar e conhecer novas culturas, lugares e pessoas. Quando viajamos estamos dispostos a desenvolver um diálogo que respeite os costumes uns dos outros e nos leve a ter novas experiências.

 

Sidney Tapajós – Turismólogo e Pedagogo. Especialista em RH e Didática do Ensino Superior. Instagram:Turismo100Subjetivismo
tapajós.sidney@gmail.com; (65) 9 9802-6526



Diário da Serra

Notícias da editoria