Diário da Serra

Novo modelo de Licenciamento possui valor jurídico e tem caráter definitivo

Lidiana Cuiabano | Detran-MT 05/10/2020 Geral

A autenticidade e segurança do documento está garantida por meio de QR Code, ligado à base nacional de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)

Geral

Diante às diversas dúvidas dos proprietários de veículos quanto ao novo modelo de impressão do Licenciamento Anual do veículo, em papel A4, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) esclarece que o novo formato do documento substituiu o conhecido “verdinho”, que até então era impresso em papel moeda pela Autarquia.


Quanto ao valor jurídico, os proprietários de veículos podem ficar tranquilos, pois a autenticidade e segurança do novo modelo do documento está garantida por meio de QR Code, ligado à base nacional de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
 

Ou seja, ao ser parado em alguma fiscalização de trânsito o cidadão poderá apresentar o documento com tranquilidade. O novo modelo será aceito pelo agente de trânsito, que irá checar a veracidade do documento pelo QR Code. “É importante lembrar ao cidadão que não é viável plastificar o documento, para não dificultar a leitura do QR Code pela autoridade de trânsito”, ressaltou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.


O novo formato do documento é em caráter definitivo, sendo disponibilizado em papel moeda apenas o Certificado do Registro do Veículo - CRV (documento utilizado somente no momento de compra e venda do veículo, para comunicação de venda e transferência de propriedade).
 

Em Mato Grosso, mais de dois milhões de proprietários de veículos já podem imprimir o Licenciamento Anual do Veículo em qualquer lugar em que tiver acesso à internet e impressora, no formato de papel A4, sem precisar procurar nenhuma unidade do Detran-MT para emitir o documento.
 

Como imprimir o Licenciamento
 

O proprietário do veículo, após quitar todos os débitos (IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro DPVAT, dívida ativa e possíveis multas), deve acessar o site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) e digitar os dados do veículo, como placa e Renavam, na opção “Consulte Seu Veículo”.
 

Na sequência, vai abrir uma página contendo todas as informações do veículo e a opção “Clique Aqui para Imprimir o CRLV Digital”. Ao clicar, o modelo para impressão A4 irá aparecer na tela para impressão. O procedimento pode ser feito em qualquer lugar em que o cidadão tiver acesso à internet e impressora. 
 

Segunda via
 

Com o documento impresso em papel A4 não é mais necessário pedir a segunda via do Licenciamento. Caso o proprietário do veículo tenha sofrido extravio, furto ou roubo do documento, basta imprimir a segunda via em qualquer lugar em que tenha acesso à internet e impressora, sem custos adicionais.

Notícias da editoria