Diário da Serra
Diário da Serra

Calor não dará trégua na semana; instituto emite alerta vermelho

Midia News / Redação DS 05/10/2020 Geral
Geral

Mato Grosso volta a ter uma semana de altas temperaturas, podendo chegar na capital do Estado aos 41ºC, conforme previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para onda de calor com risco de hipertermia e de morte em Cuiabá.
 

Nesta terça-feira, 6, a temperatura máxima deve atingir os 41ºC e a mínima é de 28ºC. Na quarta-feira, 7, a máxima permanece em 41ºC e a mínima sobe para 30ºC. No dia seguinte, quinta-feira , 8, os termômetros voltam a marcar 41ºC na máxima e 29ºC na mínima. Sexta-feira, 9, tem máxima de 41ºC e mínima de 29ºC novamente.

 

Na última quarta-feira, 30 de setembro, Cuiabá bateu recorde de calor extremo. Neste dia, a temperatura registrada pelo Inmet foi de 44ºC, sendo a maior temperatura desde dezembro de 1910 e entre as 10 temperaturas mais elevadas registradas pelo instituto no Brasil.

 

Tangará da Serra - Assim como na capital, a semana em Tangará da Serra também será de calor intenso, com temperatura na casa dos 40ºC. Para esta segunda-feira, 5, a previsão é chegar aos 39ºC no início da tarde. 

 

Ar seco


A umidade relativa do ar vai continuar em acentuado declínio, no Paraná, em grande parte da Região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste,  com valores abaixo dos 20% nas horas mais quentes. A situação é ainda mais preocupante entre as cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia e Tocantins. Nestas áreas a situação é de emergência para valores abaixo dos 12%.

Diário da Serra

Notícias da editoria