Diário da Serra
Diário da Serra

PESQUISA ELEITORAL - Vander Masson tem 58% das intenções na estimulada

Redação DS 07/10/2020 Política

A pesquisa foi realizada com 400 pessoas nos dias 2, 3 e 4 de outubro. A pesquisa foi registrada no TRE com o número MT-09495/2020

Política

O Diário da Serra realizou no último final de semana a primeira de três rodadas de pesquisa eleitoral com o objetivo de conhecer a intenção de voto do eleitor tangaraense. O cenário desenhado nesta primeira rodada é amplamente favorável ao candidato do PSDB, Vander Masson, com números que não víamos a mais de uma década.


Na amostra espontânea, onde o eleitor responde livremente sobre o nome em quem deseja votar, Vander Masson do PSDB obteve 33,75% das intenções de voto, Chico Clemente do PSD e Wesley Torres do MDB empataram com 2,75% das intenções de voto, Claudinho Frare do Republicamos aparece em quarto com 2% das intenções, Jean Piccoli do PSC é o quinto colocado com 1% das intenções. Os eleitores que declaram não votar em ninguém ou então desejam votar em branco ou anular o voto somam 7,75% das intençõese os eleitores que afirmaram não saber ou então não responderam somam 50%.
 

Quando os eleitores foram estimulados através de um disco contendo os nomes dos cinco candidatos a prefeito por Tangará da Serra, Vander Masson dá um salto em detrimento de seus adversários alcançando 58% das intenções de voto, em segundo aparece Chico Clemente com 5,75% das intenções, Wesley Torres aparece em terceiro com 5,5%, Claudinho Frare é o quarto colocado com 5% das intenções e Jean Piccoli é o quinto colocado com 2,75% das intenções de voto. Nesta amostragem os eleitores que declaram não votar em ninguém ou então desejam votar em branco ou anular o voto se mantiveram praticamente inalterados com 8% das intenções e os eleitores que afirmaram não saber ou então não responderam teve o percentual diminuído para 15%.
 

Já na amostra que pretendeu conhecer a rejeição dos candidatos, quando o eleitor, de posse dos nomes dos cinco candidatos afirmou não votar no candidato, Wesley Torres somou 21,5% das intenções, na segunda colocação aparecem empatados Jean Piccoli e Chico Clemente com 12,5% das intenções, Claudinho Frare é o quarto com 6% das intenções e Vander Massom é o quinto com 5,25% das intenções. Os que afirmaram não votar em ninguém, votar em branco ou anular o voto somam 8,25% e os que declaram não saber ou não responderam somam 34%.
 

O DS também ouviu os eleitores sobre a intenção de voto para vereador e 53,5% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar ou não declaram seu voto, e 2,75% afirmaram que não votariam em ninguém, votariam em branco ou anulariam seu voto. Pouco menos de uma centena de nomes foram lembrados com destaque para políticos já bastante conhecidos.
 

De acordo com o coordenador da pesquisa, Professor Adavilso Aparecido Parpinelli, os números mostram que a corrida para o legislativo está aberta e acredita que com o início da campanha o eleitor passará a conhecer os candidatos, já que nesta primeira mostrou desconhecer quem são os nomes para a disputa.
 

A pesquisa foi realizada com 400 pessoas nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 2020 em vinte e cinco bairros de Tangará da Serra, Gleba Triângulo e nos três Distritos, São Jorge, São Joaquim e Progresso com uma amostragem aleatória representativa da população residente no Município com 16 anos ou mais de idade. A pesquisa foi registrada no TRE com o número MT-09495/2020 e sua margem de erro é de 4,86%, o que significa que os números apresentados nas consultas podem sofrer variações para mais ou para menos em 4,86%, veja os gráficos. O intervalo e confiança da pesquisa é de 95%.



Diário da Serra

Notícias da editoria