Diário da Serra

RECLAMAÇÃO – Moradores de Tangará passam final de semana sem água

Redação DS 13/10/2020 Geral

As reclamações dos moradores, de bairros diferentes, foram feitas nas redes sociais

Muitos moradores buscaram água

Boa parte dos bairros de Tangará da Serra passou o final de semana sem água nas torneiras. O problema, segundo relato de muitos deles, começou na quinta, 8, depois que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tangará da Serra (Samae) interrompeu o fornecimento para realizar manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Queima Pé.


Porém, a reclamação dos moradores, de diferentes pontos da cidade, é que depois disso o fornecimento não foi restabelecido e as caixas d'água secaram.


Para amenizar o problema em casa, muitos moradores foram durante o sábado, 10, até o reservatório de água do Samae na Vila Alta para buscar o líquido, assim como fizeram há anos, quando Tangará da Serra viveu sua pior crise hídrica. Eram dezenas de carros com caixas d’água e moradores com baldes e galões. Eles buscavam água para realizar atividades básicas em suas casas, como lavar louça, fazer comida, tomar banho e até para beber.


O desabastecimento atingiu também o complexo do Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito. Em vídeo, o vereador Wilson Verta (PSDB) mostrou um caminhão-pipa do Samae abastecendo no sábado a caixa d’água do complexo que, além do hospital, engloba a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Samu.


Outro lado – Em publicação nas redes sociais, o Executivo Municipal afirmou que abastecimento foi restabelecido em praticamente toda a cidade no domingo, 11, mas alguns pontos críticos ainda ficaram sem receber a água. “São mais de 400 quilômetros de rede espalhadas por toda a cidade que, um dia sem abastecimento, levou a seca de toda essa estruturação de distribuição. É muito demorado encher todo esse sistema, para que possam trazer água principalmente para as partes mais altas e críticas”, explicou o diretor do Samae, Marcel Berteges, ao afirmar que nas regiões mais críticas, o sistema foi restabelecido nesta segunda-feira, 12.



Notícias da editoria