Diário da Serra

Cartórios do Mato Grosso registram aumento de 458% nos serviços eletrônicos na pandemia

Assessoria 15/10/2020 Geral

Plataforma eletrônica chamada CEI congrega mais de 240 unidades do Estado e oferece serviços como certidões de nascimento, casamento, óbito, imóveis, entre outras

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A pandemia causada pelo novo coronavírus definitivamente mudou a forma como as pessoas lidam com as demandas cotidianas. No Mato Grosso, ir ao Cartório para obter documentos e certidões tem sido uma ação cada vez menos comuns. É o que demonstram os números da Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI), plataforma digital que integra todos os Cartórios do Estado, e que registrou um crescimento de 458% entre os meses de março e setembro.


Em números absolutos, as solicitações passaram de 13.370 em março para 74.621 em agosto. O número é crescente mesmo na comparação com o mesmo período do ano passado, com um crescimento registrados de 160%, passando de 71.729 certidões para 186.068.
 

A plataforma permite que o usuário acesse, visualize e solicite certidões e documentos dos diferentes tipos de Cartórios do Estado, como certidões de casamento, nascimento, óbito, escrituras de compra e venda, união estável, protesto registro de imóveis, procurações, de pessoas jurídicas, entre outros. Entre os documentos mais buscados pelos usuários está a certidão de matrícula imobiliária, que só no mês de agosto, registrou 41.339 solicitações.
 

Criada em 2015 e administrada pela Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT), a CEI reúne mais de 240 Cartórios de Mato Grosso e oferece aos usuários a mesma segurança jurídica que os atos praticados presencialmente nas unidades. Além disso, o cidadão não precisa mais se deslocar para obter documentos e nem fazer uso da contratação de despachantes, que acabavam por encarecer o serviço com taxas extras.
 

De acordo com a presidente da Anoreg/MT, Velenice Dias, o crescimento dos atos online se deu não só pela pandemia, mas também pela comodidade que os avanços tecnológicos da plataforma oferecem. "A CEI recepciona e disponibiliza todos os documentos em um único lugar, tudo de forma online, garantindo ao usuário conforto e economia de tempo".
 

Como utilizar a CEI
 

Para utilizar a plataforma, o usuário deve se cadastrar no site, cei-anoregmt.com.br, ou no aplicativo, sistema.cei-anoregmt.com.br, e validar o cadastro por e-mail. Em seguida, é necessária a compra de créditos para serem utilizados na aquisição das certidões, que pode ser feito por meio de boleto, sendo o valor mínimo de R$ 10.
 

Após a compensação, é liberada a consulta, que pode ser feita por CNPJ/CPF ou pelo nome da pessoa, seja ela física ou jurídica. Por questões de segurança e de sigilo, nem todos os documentos estão disponíveis para consulta.

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