Diário da Serra
Diário da Serra

CARTÃO POSTAL – Morte de peixes em lago de Barra do Bugres está sendo investigada

Fabíola Tormes / Redação DS 18/10/2020 Geral

Uma equipe do Meio Ambiente está coletando amostras da água

Peixes mortos

A Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, através das Secretarias de Desenvolvimento e Turismo e de Meio Ambiente, o 3º Pelotão da Polícia Ambiental em Barra do Bugres e a Unidade Regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estão investigando a morte de peixes no Lago Azul, um ponto turístico mais visitado de Barra do Bugres.


De acordo com o secretário municipal de Turismo, Fernando Lopes, na última semana muitos peixes foram encontrados mortos no lago, que é considerado um cartão postal do município. Desde então, as equipes estão empenhadas em descobrir o motivo da mortandade de peixes.


Uma equipe do Meio Ambiente está coletando amostras da água que serão enviadas para a análise, e só aí poderá dizer o que foi que causou a morte dos peixes. “Estamos com uma parceria com a Polícia Ambiental, que está acompanhando, o pessoal da Sema de Tangará está dando uma força para a gente (…) e ontem [sexta-feira] pegamos os frascos na Sema, em Cuiabá, para análise da água”, explicou o secretário.


Segundo ele, uma amostra já foi colhida na sexta-feira, 16, mas em razão do laboratório estar fechado final de semana, uma nova amostra da água será colhida nesta segunda-feira, 19. “E encaminhada para a Sema”.


Os peixes mortos foram retirados pela Secretaria de Obras. Não há a quantidade exata, mas estimam entre 100 a 150 quilos de peixe mortos. “Ontem [sexta-feira] estivemos lá na represa e não houve morte, assim como neste sábado”, acrescentou, ao salientar ser este um caso atípico. “Desde que estou a frente da Secretaria, essa foi a primeira vez que isso aconteceu. Mas, segundo relato de moradores, falam que sempre acontece isso na primeira chuva, mas dessa vez foi um pouco mais [a quantidade de peixes mortos]”.


Com informações Afolhadomedionorte

Diário da Serra

Notícias da editoria