Diário da Serra

ANO LETIVO 2020 – Governo decide manter aulas não presenciais em todo Estado

Redação DS 25/10/2020 Educação

Segue sendo obrigatória a participação dos alunos nas aulas

Não haverá retorno de estudantes para aulas presenciais

A Secretaria de Estado de Educação anunciou que não vai retomar aulas presenciais para concluir o ano letivo 2020. A decisão foi tomada levando em consideração a situação sanitária da pandemia da Covid-19 e as orientações de saúde.


Segundo nota divulgada pelo Governo do Estado, as aulas da rede pública estadual de ensino serão concluídas neste ano de 2020 de forma não presencial e irão até o dia 18 de dezembro. “Ou seja, não haverá retorno de estudantes para aulas presenciais nas escolas neste ano”.


Para o Assessor Pedagógico de Tangará da Serra, Saulo Scariot, a decisão veio de encontro ao pedido da maioria dos pais, ainda inseguros com o retorno às salas de aula. “Lembrando que a gente não conseguirá encerrar a carga horária do ano letivo até dia 18 de dezembro e haverá então uma complementação no ano seguinte. Nossas aulas, de acordo com a proposta da Seduc, retornarão em fevereiro, mas os alunos ficarão devendo carga horária do ano anterior”, completa, ao destacar que essas informações complementares – relacionada a carga horária deste ano letivo – serão parametrizadas nesta semana. “Ainda não há nada finalizado sobre isso”.


Assim, com a decisão da manutenção das aulas não presenciais, os professores da rede estadual continuarão a desempenhar as funções em teletrabalho. A portaria que irá regrar essa norma será publicada nesta semana. “O atendimento realizado pela equipe gestora nas escolas e no órgão central (SEDUC) continuam de forma presencial, conforme estabelece o Decreto Estadual nº 662, de 6 de outubro de 2020”.


Por outro lado, a Secretaria de Educação esclarece que é obrigatória a participação dos alunos nas aulas, que continuam sendo ministradas na forma não presencial, seja com a distribuição de material didático impresso, ou por meio de plataforma online.

Notícias da editoria