Diário da Serra
Diário da Serra

Professores de Cuiabá lançam livro sobre biodiesel de girassol em MT durante congresso internacional

Assessoria 27/10/2020 Educação

O livro propõe uma diversificação da atual matriz agroenergética do estado

Será lançado nesta semana o livro ‘Biodiesel de Girassol Em Mato Grosso: Uma proposta socioeconômica e ambiental para a diversificação da matriz agroenergética do estado’. A obra foi escrita pelo professo da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Senai MT), Anderson Vieira, e o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Alexandro Ribeiro. O lançamento será durante a 58ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), que ocorre até o dia 28.


De acordo com o professor da Fatec Senai, Campo Novo do Parecis, a maior cidade brasileira produtora de girassol, tem potencial para produzir esse biodiesel. “A variável mais importante para a produção de biodiesel é o teor oleaginoso da matéria-prima. Sendo assim, a soja tem 22% de teor de óleo, a gordura animal 39% (únicas usadas para produzir biodiesel no estado) e o girassol 44%”, disse.


A proposta apresentada pelo livro é diversificar a matriz energética do estado. “Publicamos o livro porque acreditamos que o biodiesel de girassol pode ser mais vantajoso do ponto de vista econômico, social e ambiental que o biodiesel de soja e de gordura animal, que são as matérias-primas usadas hoje”.
 

Considerado como o maior congresso latino-americano da área, o evento será entre os dias 26 e 28 de outubro e, pela primeira vez, será totalmente on-line. O livro é resultado da pesquisa de mestrado do professor Anderson, realizado em 2015, e foi publicado pela Editora Universitária da UFMT (EdUFMT).
 

A obra literária é direcionada a produtores rurais, pesquisadores, estudantes e professores interessados sobre o tema.

Diário da Serra

Notícias da editoria