Diário da Serra

ANO ATÍPICO – Cemitérios serão abertos para Dia de Finados, mas sem celebrações

Fabíola Tormes / Redação DS 29/10/2020 Geral

Por medida de segurança, todas as celebrações foram canceladas

Cemitério ficará aberto durante o dia todo para visitação

Cemitérios serão abertos para Dia de Finados, mas sem celebrações

Os Cemitérios Jardim da Paz e do Distrito de Progresso, em Tangará da Serra, estarão abertos nesta segunda-feira, dia 2 de novembro, para as homenagens do Dia de Finados.


Diferente dos anos anteriores, neste as celebrações religiosas em atenção a data não serão realizadas nos cemitérios. Por conta da pandemia, e por medida de segurança (evitar aglomerações), todas as celebrações foram canceladas no espaço, sendo realizadas nas próprias igrejas.


Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, serão realizadas quatro celebrações na Igreja Matriz: às 6h, às 8h, às 15h e às 19h. “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá”. (João 11:25-26).


O Cemitério Jardim da Paz ficará aberto durante o dia todo, das 7h às 17h, para as homenagens de seus familiares. Eles estarão abertos à visitação pública, e obedecerão igualmente aos protocolos de segurança para a Covid-19, como: uso obrigatório de máscaras, e distanciamento social para se evitar aglomerações, etc.


Mais - A palavra “Finados”, significa algo que findou, se foi ou morreu. Em nosso país, esse dia, tradicionalmente marcado para 2 de novembro, é dedicado a homenagear os entes queridos que já morreram, visitar seus túmulos, levar flores e orar pelas suas almas.


Conforme registros históricos, a tradição do Dia de Finados foi instituída pela Igreja Católica no século X e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação. Mas, o costume é mais antigo do que se imagina. Desde o século II, ao que tudo indica, já se tem indícios de cristão que rezavam por seus falecidos, visitando os túmulos dos mártires e pedindo pelos que já morreram.


Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, tradicionalmente comemorado em 1º de novembro.


Saiba como funcionarão os serviços essenciais no feriado de finados

Os Governos Estadual e Municipal transferiram o ponto facultativo de quarta-feira, 28, data em que se comemorou o Dia do Servidor Público, para esta sexta-feira, 30.


Tendo isso em vista, com exceção dos serviços essenciais como segurança e saúde, as repartições públicas do Estado e do Município fecham nesta quinta, 29, e só reabrem na próxima terça-feira, 3 de novembro, já que na segunda-feira é feriado nacional de Finados.


Nestes quatro dias funcionarão somente os serviços essenciais prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Infraestrutura e do Samae, que permanecerão funcionando conforme Decreto nº 209, entre eles UPA, URA, USF’s, Unitan, CTA/SAE, Caps, Centro de Reabilitação, Vigilâncias e Hospital Municipal, serviços de limpeza pública, coleta de lixo e resíduos, e serviços de tratamento e distribuição de água; assim como a rede hospitalar do Estado, o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a Central Estadual de Regulação; a Central Estadual de Transplante trabalham normalmente no feriado, o Instituto Médico Legal (IML) e as delegacias que estarão em regime de plantão atendendo normalmente.


A medida, do Estado, consta no decreto nº 336 de 23 de dezembro de 2019, que prevê o cronograma de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas estaduais e do Município através do Decreto Municipal nº 467.



Notícias da editoria