Diário da Serra

ELEIÇÕES MUNICIPAIS – Tangará fecha sistema de registro de candidaturas com mais de 250 nomes

Fabíola Tormes / Redação DS 03/11/2020 Política

Ao todo foram 259 pedidos de candidaturas nesta Eleição

Dados serão inseridos nas urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realiza nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6 de novembro, a cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2020 em Tangará da Serra e Nova Olímpia. O procedimento obrigatório será realizado pelas 57 zonas eleitorais do Estado.


Antes, porém, será realizada a cerimônia de geração de mídias. O processo marca o fechamento do sistema de registro de candidaturas, que a partir de agora não pode mais ser modificado. Segundo a legislação, irão para as urnas candidatos com os registros deferidos e também os indeferidos com recurso, pois até a decisão final do processo, estes ainda estão aptos a fazer campanha.


Segundo dados da 19ª Zona Eleitoral, serão inseridos nas urnas eletrônicas as informações das candidaturas consideradas aptas para concorrer ao pleito, sendo que neste ano foram 259 pedidos de registro de candidatos, com 16 partidos lançando candidatos a vereador. “Apenas dois processos não foram julgados ainda pois foram substituições feitas de última hora pelo partido PSC de Tangará. Neste caso o sistema para carga de urnas foi fechado e essas duas substituições foram para urna assim mesmo, na condição de “aptos pendente de julgamento””, explica o chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Luis Gustavo Romko, ao afirma ainda que dois registros de candidatura foram indeferidos sem recurso, um indeferido com recurso, um deferido com recurso e duas substituições pendentes de julgamento, assim como três renúncias. Ao todo são 249 pedidos a vereador, cinco a prefeito e cinco a vice-prefeito.


Já em Nova Olímpia foram quatro renúncias, dois indeferidos sem recurso, nenhum indeferido com recurso, cinco deferidos com recurso e nenhum pendente de julgamento. Total 75 pedidos de registro.


Em Mato Grosso, a carga e lacre será realizada em 7.703 urnas eletrônicas, sendo 6.633 urnas das seções eleitorais e 1070 de contingências, distribuídas em 57 Zonas Eleitorais (Zes).
 

Notícias da editoria