Diário da Serra
Diário da Serra

Sobe para 13 o número de macacos encontrados mortos em parque e local permanece fechado em Cuiabá

G1MT 06/11/2020 Geral

Outros macacos encontrados debilitados no local, estão sendo colocados em quarentena dentro de uma estrutura específica no próprio parque

Geral

Subiu para 13 o número de macacos sagui encontrados mortos no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Até o dia 30 de outubro, eram sete animais mortos, no entanto, o número foi atualizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) nesta sexta-feira, 6.


Desde os primeiros macacos encontrados, o parque foi isolado. Segundo a secretaria, o local deve permanecer fechado para varreduras sanitárias até que a causa das mortes seja descoberta. “As atividades do Parque Mãe Bonifácia serão retomadas quando for constatado que o ambiente está seguro tanto para a população, quanto para a fauna local”, diz em nota.


Ainda de acordo com a secretaria, outros macacos encontrados debilitados no local, estão sendo colocados em quarentena dentro de uma estrutura específica no próprio parque.
 

Já os animais mortos passam por necropsia, exames microscópicos, microbiológicos e por testes de imunofluorescência direta, imuno-histoquímica e PCR. Os exames, segundo a Sema, são necessários para identificar possíveis doenças zoonóticas como raiva, febre amarela ou herpes viroses.
 

Os exames são realizados pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso e o Centro de Controle de Zoonoses do município de Cuiabá receberá e divulgará os resultados dos exames e dos laudos.

Diário da Serra

Notícias da editoria