Diário da Serra

ELEIÇÕES 2020 – Tudo pronto para as eleições municipais, garante Juiz Eleitoral

Fabíola Tormes / Redação DS 12/11/2020 Política

Os eleitores de Mato Grosso votarão em três candidatos

Votação ocorrerá das 7h às 17h

Tudo pronto para as eleições municipais, garante Juiz Eleitoral

“O resultado de uma eleição pode ser definido com a diferença de apenas um voto”, esse é o recado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao fazer o chamamento dos eleitores para comparecerem às urnas neste domingo, dia 15 de novembro, para as Eleições Municipais de 2020.


Neste dia, data do primeiro turno, os eleitores de Mato Grosso irão às urnas para eleger também mais um representante do estado no Senado Federal. A eleição suplementar definirá o terceiro representante do estado no Senado.


Em razão do pleito extra, os eleitores de Mato Grosso votarão em três candidatos, que estarão dispostos na seguinte ordem na urna eletrônica: vereador, com cinco dígitos; prefeito, com dois dígitos; e senador, cujo número terá três dígitos.


“E estamos no final dos preparativos, terminando a campanha eleitoral, faltando apenas os trâmites finais da logística, distribuição de urnas e material aos mesários, para que a eleição ocorra no domingo”, afirma o Juiz Eleitoral da 19ª Zona Eleitoral Município de Tangará da Serra, Angelo Judai Junior, ao destacar que a Justiça Eleitoral adotou medidas de prevenção contra a pandemia, para garantir a saúde do eleitor e de todos mesários envolvidos neste processo eleitoral. “O Tribunal Superior Eleitoral estabeleceu um Protocolo de Segurança Sanitária que será obedecido a risca. O eleitor pode se sentir seguro, pois serão tomadas todas as medidas que forem necessárias”.


Dentre essas medidas, a Justiça Eleitoral afirma que o uso da máscara será obrigatório, bem como higienizar as mãos antes e depois de votar e manter o distanciamento social. A Justiça Eleitoral orienta ainda, que se possível o eleitor leve a caneta para assinar o caderno de votação. “Enfim, estão sendo tomadas todas as medidas para proteção dos mesários e eleitores”.


Por conta da pandemia, o horário da votação este ano foi estendido em uma hora e será das 7h às 17h. De 7h às 10h terá preferência para votar os maiores de 60 anos, mas atenção, trata-se de atendimento preferencial e não exclusivo.


Quanto à apuração, após o encerramento da votação às 17h, finalizado os procedimentos de urna pelos mesários (emissão dos boletins de urna e de justificativa), os coordenadores levarão as urnas e respectivas mídias de resultado para totalização dos votos, que ocorrerá no Cartório Eleitoral.


O acompanhamento deste serviço será controlado, através do credenciamento de um representante partidário e/ou da coligação, assim como membros da imprensa. (Com informações Gilvan Mello – Serra FM)


Segurança será reforçada em todo o Estado

Redação DS

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) vai empregar 4.523 profissionais nos 141 municípios durante as eleições municipais e a suplementar do Senado Federal, que serão realizadas neste domingo, 15. Além disso, 1337 viaturas, três helicópteros e três aviões darão suporte às ações de prevenção e repressão aos crimes eleitorais


O objetivo da Operação Eleições 2020 é garantir a segurança dos mais de 2,3 milhões de eleitores, assim como da população em geral, no dia 15 de novembro, durante as votações do primeiro turno.


Na região de Tangará da Serra, de acordo com o Tenente Coronel PM Leite, cada cidade terá um atenção especial, contando inclusive com apoio de 27 militares da capital do Estado, que serão distribuídos na região do Comando Regional VII, entre Porto Estrela e Brasnorte. “E aqui na cidade contaremos com um efetivo condizente e suficiente nas áreas de votação e também o aumento do policiamento ordinário na cidade, onde estaremos atentos a qualquer ato, sejam eleitorais ou corriqueiros”, garante.


Neste ano, em razão da pandemia, não será montado o famoso ‘cadeião’ no Módulo Esportivo. Os eleitores que foram detidos por crimes eleitorais serão encaminhados aos locais de atendimento da segurança pública de plantão. “Se houver flagrante serão encaminhados à delegacia para que o Cartório esteja ciente e as ações para esse crime sejam aplicadas”.


Farão parte da Operação Eleições 2020 a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas, Grupo Especial de Fronteira e Politec. 

Notícias da editoria