Diário da Serra

DESBUROCRATIZAÇÃO – Prefeitura adere à Redesim para facilitar abertura de empresas em Tangará

Redação DS 12/11/2020 Geral

Ferramenta permite simplificar rotinas e reduzir a burocracia

A Redesim foi constituída pela Lei 11.598

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra oficializou nesta semana a adesão à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).


O acordo foi anunciado pela secretária Municipal de Fazenda de Tangará da Serra, Valnicéia Piccoli Barbosa, nas redes sociais. “A partir de hoje o município de Tangará da Serra está oficialmente interligado a Redesim”, anunciou a gestora da pasta.


O sistema Redesim é uma ferramenta eletrônica que permite simplificar rotinas e reduzir a burocracia facilitando a abertura de empresas, favorecendo o crescimento do Município através da otimização do tempo de abertura de empresas. “A abertura e alterações de empresas passam a ser mais ágeis. Alvará passa a ser online. Um passo importante rumo ao desenvolvimento de nossa cidade”, completou a secretária.


A Redesim foi constituída pela Lei 11.598, de 3 de dezembro de 2007 e tem a finalidade de desburocratizar a abertura de uma empresa, além de contribuir para otimizar outros procedimentos, como alterações e pequenas extinções.  Ela define normas de integração e facilitação do processo de registro e legalização de pessoas jurídicas (PJs) e empresários no âmbito da União, Estados e Municípios, pois está interligada através da Junta Comercial.


Contudo, a participação na Redesim não é obrigatória a todas as instituições governamentais envolvidas nesses processos, sendo necessária a adesão mediante consórcio, o que foi realizado pela Prefeitura de Tangará da Serra nesta semana.

Notícias da editoria