Diário da Serra
Diário da Serra

Filhos não se resume apenas a dinheiro

Euller Sacramento 18/11/2020 Artigos

Filho não é como conta de energia ou água que todo mês tem que pagar e pronto, a obrigação do mês está feita

Artigos

Recentemente peguei um Uber e o motorista era um pai que estava triste com a filha, pois ela tinha ido para um caminho que ele não reprova e jamais aceitará.

Ela começou a beber e fumar.


Ele desabafou:
— Não entendo minha filha, tem tudo, nunca lhe deixei faltar nada, pago (pensão) todo mês, nunca atrasei, sempre mando dinheiro quando precisa, não consigo entender porque está nesse caminho, isso me deixa muito triste, chego a ficar decepcionado.
— Por que isso te decepciona? Perguntei
— POR QUÊ? Me questionou ferozmente.
— Porque sou o pai dela, quero o melhor para ela, COMO JÁ TE DISSE, nunca lhe deixei faltar nada, NADA, ESTÁ ME OUVINDO. Por isto não aceito que minha filha tenha ido para este caminho, a mãe só deveria ter cuidado melhor dela.


Ao terminar, ele encheu os olhos de água, abaixou a cabeça, respirou fundo, sem entender o que tinha feito de errado, ou melhor acreditando que não errastes com a filha pois, sempre “honrou” seus compromissos financeiros para com ela.


Após a pausa perguntei a ele:
— Quanto tempo você não vê sua filha, presencialmente mesmo.
— Tem pelo menos uns 9 meses que não a vejo. Respondeu.
— E o que te faz pensar que ela tem tudo?
— Não tem? Perguntou novamente ele.


De um lado o pai que não vê a filha a noves meses, com a rotina intacta, fazendo tudo que tem direito, sem mudar uma vírgula em sua rotina, pois, para ele “cuidar” da filha é apenas mandar o dinheiro. Do outro lado, uma mãe que trabalha fora, se preocupa se a filha está sozinha, indo a escola, com fome, se está doente, sem domingo, sem férias, sem tempo, sem tantas outras coisas e quando vai sair tem que encontrar alguém, de confiança, para cuidar dela e se divertir, afinal, ninguém é de ferro.


Filho não é como conta de energia ou água que todo mês tem que pagar e pronto, a obrigação do mês está feita. Pensão não é favor, é obrigação. Afeto é uma escolha e tem suas consequências. Não cobre afeto de alguém que você não o tem como prioridade.


O que toda criança deseja é a presença do pai e lembrando, ser presença na vida da filha, não necessariamente é estar ao lado dela fisicamente (viu pais que usam a distância como desculpa e nem sequer tem a coragem de fazer uma (vídeo) chamada com os filhos, quando estes tem suas pequenas conquistas, como ter aprendido uma palavra nova, um jogo diferente, a vitória no jogo de futebol, o passo do balé, a natação, entre tantas outras pequenas conquistas).

Euller Sacramento ajuda pais e filhos a se (re)conectarem emocionalmente. Atende na Imaginare Clínica Integrada. Instagram: @eullersacramento



Diário da Serra

Notícias da editoria