Diário da Serra

DESAFIOS DO USO DA TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Kelen C. A. P. Andrade; Luzia Biz da Silva; Renata Pereira da Cunha 26/11/2020 Artigos

O uso das ferramentas digitais passou a ser primordial para que a aprendizagem acontecesse

Artigos

Depois de inúmeras mudanças na sociedade, vive-se hoje um contexto desafiador, sendo que, de uma hora para outra a nossa maneira de pensar e agir mudou, inclusive o jeito de aprender e ensinar. O impacto da pandemia fez com que professores e alunos encontrassem rapidamente um caminho para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, com o desafio de alcançar o maior número possível de estudantes.  


A formação tecnológica do educador e do educando, a informatização do ensino que, por muito tempo foram protelados, agora passaram a ser fundamentais, devido a uma demanda crescente da necessidade de mudanças, de adquirir e se apropriar de novos conhecimentos tecnológicos, urgentes ao momento.


 Passamos a utilizar com maior frequência diferentes dispositivos, aplicativos e mídias sociais para trabalhar no nosso cotidiano. O uso das ferramentas digitais passou a ser primordial para que a aprendizagem acontecesse e, informações, conhecimentos e troca de experiências fossem levados aos alunos, mesmo sem que eles precisassem sair de casa.


Apesar dos educadores terem se reinventado de maneira expressiva e acelerada, também houve a preocupação de se pensar em relação a qualidade e ressignificação do ensino. Por meio da cultura digital já existente, buscou-se meios de articular e pensar maneiras de propor e disponibilizar materiais, conteúdos e informações aos alunos de forma segura e confiável. Tendo em vista que, estes pudessem utilizar as informações, se comunicar, acessar e disseminar conteúdos, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer o protagonismo na construção de novas aprendizagens. Ressaltando ainda que, no panorama atual os alunos realizam na Internet muitas de suas atividades cotidianas, inclusive, aquelas ligadas à aprendizagem escolar, ficando desta forma abundantemente expostos na rede, outra questão que precisa ser levada em consideração.


Partindo dessa nova perspectiva, sabemos a importância que o uso das tecnologias tem na vida dos professores e estudantes, no atual momento, não só no Brasil como no mundo. Desta forma, devemos tomar consciência de que precisamos dar mais atenção aos projetos que levem aos mais remotos lugares, o acesso à internet, a formação tecnológica para o uso seguro das redes sociais, diminuindo assim as desigualdades de acesso educacional e de abandono escolar.

Professora - Kelen C. A. P. Andrade/Pedagoga
Professora - Luzia Biz da Silva/Pedagoga
Professora - Renata Pereira da Cunha/Pedagoga

Notícias da editoria