Diário da Serra

COVID EM TANGARÁ – Pesquisa aponta que 9,7% da população já foi infectada

Bem Notícias 06/12/2020 Saúde

O apontamento é feito com base na pesquisa soro epidemiológica

Pesquisa realizada em setembro e outubro

Cerca de 12,5% da população mato-grossense já foi infectada pelo coronavírus. Em Tangará da Serra, o percentual de infecção é um pouco inferior ao estadual. Acredita-se que 9,7% da população do município foi infectado pelo vírus. O número de casos confirmados em Tangará, de acordo com boletim divulgado na sexta, 4, é de 6.234, com 87 óbitos e 97,59% de taxa de cura.


O apontamento é feito com base na pesquisa soro epidemiológica realizada em 10 cidades de Mato Grosso, entre setembro e outubro de 2020. O projeto foi elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e contou com a parceira das Secretarias Municipais de Saúde, da Unemat e UFMT.


A prevalência de anticorpos no conjunto dos municípios avaliados foi de 12,5%, variando de 7,4% a 24,3% entre as cidades.


O município de Várzea Grande apresentou a maior prevalência com 24,3%, seguido de Cuiabá (17,5%), Sinop (13,6%), Barra do Garças (12,9%), Cáceres (12,8%), Juína (10,4%), Tangará da Serra (9,7%), Água Boa (8,7%), Rondonópolis (8,6%) e Alta Floresta (7%).


“É importante reforçar que essas porcentagens competem aos meses de setembro e outubro e que, muito provavelmente, a prevalência nessas cidades já é maior. Mapear a infecção pela Covid-19 em Mato Grosso é fundamental para entendermos o comportamento do vírus no estado e basearmos as ações administrativas neste cenário”, disse o epidemiologista e secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da SES, Juliano Melo.
 

Notícias da editoria