Diário da Serra
Diário da Serra

Sociedade, Meio Ambiente e Lixo

Maria de Fatima da Silva Tavares; Vera Regina da Silva 11/12/2020 Artigos

É direito de todo cidadão ter um ambiente limpo (...) é um dever de todos zelar

Artigos

Um dos grandes problemas ambientais é o lixo. O homem, para resolver seu problema “individual”, joga o lixo nas lixeiras, nas ruas, nos terrenos baldios. Pensa que resolveu seu problema individual, não se dando conta de que as áreas de depósito de lixo das cidades estão cada vez mais escassas; o lixo jogado nas ruas, entope os bueiros e o lixo jogado nos terrenos baldios atrai ratos e insetos que são transmissores de doenças.


É direito de todo cidadão ter um ambiente limpo, contudo, é um dever de todos zelar.


A conscientização não se dará de um dia para o outro, mas através de um trabalho constante de educação que garanta o envolvimento e a participação de todos: a escola, a família, a Comunidade e o Estado. Acreditando assim, que a melhor forma de conscientização fazermos isso é por meio da educação, seja ela formal ou informal. lúdica usando – a como ferramenta de conscientização.                

                
 A grande importância da Educação Ambiental é contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente e aptos para tomar decisões sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Onde o papel do poder público é fundamental para que tais ações se concretizem.


No caso do tratamento de lixo, as leis, regulamentos e procedimentos são as que define as normas gerais. Segundo o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente uma sociedade sustentável deve estar em harmonia com princípios como respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos; melhorar a qualidade da vida humana; conservar a vitalidade e a diversidade do planeta terra; minimizar o esgotamento de recursos não – renováveis; permanecer os limites da capacidade de suporte do planeta terra; modificar atitudes e práticas pessoais; permitindo que as comunidades cuidem de seu próprio ambiente.


Como também A coleta seletiva para reciclagem é uma ação importante para se preservar o ambiente, mas para que ela dê resultados é preciso que toda a sociedade colabore e participe da construção de mudança, de atitudes sustentáveis e ações consequentes em relação a problemática do lixo.


Resumidamente essas são as visões que se referem a qualidade de vida como uma avaliação subjetiva que induz dimensões positivas e negativas e que se apoia no contexto cultural, social e ambiental.

Maria de Fatima da Silva Tavares – Licenciada em Pedagogia, Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusão.
Vera Regina da Silva - Licenciada em Pedagogia, Acadêmica de Letras, Pós-Graduada em Educação Especial, Supervisão Escolar e Interdiciplinariedade.

Diário da Serra

Notícias da editoria