Diário da Serra
Diário da Serra

TURISMO GASTRONÔMICO

Sidney Tapajós / Turismólogo e Pedagogo 28/12/2020 Artigos

A gastronomia e os hábitos alimentares de uma região são de extrema importância para conhecermos a sua herança cultural, as preferências alimentares e também as tradições dos povos

Artigos

Nos últimos anos, tendo em vista os hábitos alimentares e comportamentos das pessoas que podem identificar e expressar o sabor e aroma único, sendo uma das expressões mais sensíveis da cultura. A sensibilidade das pessoas á estranhos a alimentos específicos. 


Portanto, essas fórmulas evocam memórias, estimulam a imaginação e estimulam emoções As coisas profundas se refletem na conexão entre o passado e o presente. A capacidade de percebê-los e valorizá-los dependem dos padrões culturais e da memória, a gastronomia tornou-se um importante atrativo turístico, principalmente no turismo e nas atrações culturais. Assim, a gastronomia tornou-se uma forma das pessoas compreenderem a cultura, através do turismo em determinados destinos, o que é benéfico para a atividade turística. 
 

É importante ressaltar que a comida é um produto da evolução humana, quando ele era apenas um caçador e coletor de alimentos, ele se tornou seu produtor e teve acesso ao processamento e preservação de alimentos ainda na Idade Média. A tecnologia, a ascensão da alta gastronomia, tem produzido muitos produtos típicos que constituem uma parte decisiva do patrimônio gastronômico.
 

Para a Braune (2007, p. 14): Gastronomia é uma disciplina que exige arte não somente de quem executa, mas também de quem a consome ou usufrui. É uma arte ou ciência que exige conhecimento e técnica de quem a executa e formação do paladar de quem a aprecia.
 

Assim, a gastronomia e os hábitos alimentares de uma região são de extrema importância para conhecermos a sua herança cultural, as preferências alimentares e também as tradições dos povos. As técnicas de preparação podem ser consideradas como os modos de saber, fazer e criar, que estão relacionados ao conceito de patrimônio cultural intangível.
 

Na medida em que o turismo atende e realiza os sonhos das pessoas, a gastronomia pode se tornar uma poderosa aliada em qualquer região que compõe o território brasileiro, graças à sua diversidade e características únicas de um lugar para o outro. Desta forma, podem não só atrair turistas para a realização desta atividade e manter as suas características culturais, mas também desenvolver o seu potencial do turismo gastronômico.


Sidney Tapajós
Turismólogo e Pedagogo.
Instagram:turismo100Subjetivismo
tapajós.sidney@gmail.com
(65) 9 9802-6526

Diário da Serra

Notícias da editoria