Diário da Serra
Diário da Serra

REDE ESTADUAL – Escolas retomam atividades presenciais em fevereiro

Redação DS 06/01/2021 Educação

Primeiro retornam os profissionais e, no dia 8 de fevereiro, os alunos

A expectativa é retorno as salas dia 8

Escolas retomam atividades presenciais em fevereiro

O retorno das atividades na rede estadual de ensino de Mato Grosso está confirmado para o dia 1º de fevereiro, no sistema híbrido (presencial e não presencial). Primeiro voltam os professores, diretores e assessores, que terão uma semana pedagógica (de 1º a 5 de fevereiro), fechando o planejamento para 2021. No dia 8 de fevereiro será a vez dos alunos voltarem às salas de aula, com revezamento.


Para isso, de acordo com a Assessora Pedagógica de Tangará da Serra, Deiziane Silva Araújo, todas as escolas estaduais do Município – rurais e urbanas – estão se preparando para receber os professores e alunos em fevereiro.


O processo de preparação começou nesta segunda-feira, 4, com a posse dos novos diretores para o biênio 2021/2022, assim como os secretários escolares. O ato foi realizado com cerimônia simbólica transmitida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O processo seletivo para escolha dos novos diretores das escolas estaduais de Mato Grosso começou no final de outubro e foi finalizado em dezembro, com o resultado final. Em Tangará, apenas as escolas Antonio Hortolani e Patriarca da Independência estão sem diretor.


Há ainda um outro processo, de atribuição das aulas, que acontecerá em breve. “Aos professores efetivos o processo será nos dias 20 e 21 de janeiro. E para os professores candidatos a contrato temporário no dia 28 de janeiro”, explica a assessora, ao garantir que todas essas etapas são necessárias para um possível retorno presencial das aulas, em fevereiro.


Além disso, conforme informou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, todas as escolas estaduais de Mato Grosso receberam, no fim de 2020, recursos para comprar álcool em gel, máscaras, entre outros materiais que visam garantir a proteção dos mais de 380 mil alunos e 40 mil profissionais. Outras ações são adotadas nas unidades escolares para manter todos os protocolos de biossegurança e evitar a contaminação pela Covid-19. (Com informações Seduc)


Período para matrícula encerra sexta-feira

Os pais e responsáveis que queriam matricular seus filhos em uma das 11 unidades escolares da área urbana da rede estadual em Tangará da Serra, entre elas na nova estrutura da Escola Estadual Vereador Bento Muniz, no Tarumã, e na agora Escola Militar Emanuel Pinheiro, tem até sexta-feira, 8, para solicitar a matrícula. As escola do campo não participam da matrícula web.


Contudo, antes de solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site www.seduc.mt.gov.br. O cadastro é a primeira fase do processo para as matrículas web de alunos novos nas escolas estaduais. Ao fazer o cadastro, o sistema gerará o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para fazer a matrícula.


A 2ª etapa, após o cadastro, compreende dois momentos simultâneos que é a solicitação de matrícula web, sendo que, ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas. A segunda fase é a confirmação da solicitação de matrícula web, que será na unidade escolar, com data e horário de atendimento constante na ficha de solicitação. A matrícula só será efetivada quando validada pela unidade escolar. O horário de atendimento para confirmação da matrícula nas escolas que atendem nos três turnos será das 7h às 19h e nas que atendem dois turnos, das 7h às 18h30.


O aluno maior de idade ou o pai e responsável pelo aluno menor de idade deverão comparecer na unidade escolar de opção para confirmação da matrícula, munidos dos documentos exigidos na portaria.



Diário da Serra

Notícias da editoria