Diário da Serra
Diário da Serra

Pessoas infectadas pela Covid-19 precisam ter cuidados ao descartar lixo contaminado

Fabíola Tormes / Redação DS 11/01/2021 Geral

Objetivo é evitar a disseminação do vírus, principalmente quem trabalha com a coleta de resíduos

Geral

As pessoas suspeitas ou infectadas pelo novo coronavírus devem seguir uma série de orientações e manter vários cuidados, inclusive com o descarte do lixo que sai da moradia. Os materiais usados por pacientes isolados em casa podem acabar contaminando outras pessoas, principalmente quem trabalha com a coleta de resíduos.


O alerta está sendo feito pela Sanetran - Saneamento Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade de Tangará da Serra, com objetivo de orientar a população sobre os cuidados que se deve ter com o lixo residencial em locais onde há moradores suspeitos ou positivos para a Covid-19 e assim evitar a disseminação do vírus.
 

Entre as orientações estão separar os resíduos gerados pela pessoa em quarentena dos demais lixo da casa e identificá-lo. “Queremos pedir a você que, por ventura, tenha alguém contaminado em seu lar com a Covid-19, nos ajude a não deixar que nossos coletores sejam contaminados”, pede o gerente da empresa, Jefferson Franco, ao orientar a separação do lixo, a identificação com uma fita vermelha e a pulverização com desinfetante ou água sanitária.
 

“É muito simples! Você vai embalar seu lixo, passar uma fita vermelha, jogar uma água sanitária ou desinfetante e colocar na sua lixeira. O nosso coletor, ao passar, vai saber que esse lixo está contaminado e ele terá cuidado excessivo ao pegar o seu lixo”, explica. 
 

“Por favor, é preciso apoiá-los para que possam cumprir com mais eficiência o seu trabalho, mas, acima de tudo, cuidar deles”, reforça, ao lembrar que uma equipe inteira já foi contaminada com a Covid-19, se recuperaram e  estão trabalhando novamente. “Então você pode nos ajudar sim, de uma maneira muito fácil. (…) Que Deus continue derramando sobre nós as bençãos, para que a gente fique livre dessa Covid-19”.

Diário da Serra

Notícias da editoria