Diário da Serra
Diário da Serra

Seja paciente

Euller Sacramento 12/01/2021 Artigos

Por que descontamos nossa impaciência em quem apenas quer o nosso olhar, nosso aconchego, nosso carinho e a nossa atenção?

Artigos

Esses dias estávamos todos em casa, conversando, rindo à toa e minha filha lá no cantinho dela brincando. Eis que ela, discreta como toda criança, levanta de onde está e grita:


— PAPAAAAAAAAI quero fazer cocôooooo.


Olhei para ela, mas antes todos olharam para mim e riram.


— Corre filha, vai lá no banheiro.


Ela saiu correndo e voltou:


— mas, mas, mas papai quero que segura minha mão.


Respirei fundo:


— filha vai lá o papai está aqui conversando.


Ela foi ao banheiro, no meio do caminho voltou novamente e disse:


— Papai, eu não ‘fez’ cocô, não consegui.


Perguntei:


— passou a vontade ou você não quer mais?


— Não quero mais.


Levantei da cadeira, lembrei que já fazia uns dois dias que ela não fazia cocô, a peguei pela mão e disse, vamos lá filha, o papai vai segurar sua mão, a coloquei no troninho me abaixei e fiquei segurando suas mãos.


Ali a olhei nos olhos ( a criança gosta quando você a olha nos olhos para conversar, para elogiar, para escutá-la, aliás qual ser humano não gosta?) e veio aquele sorriso maravilhoso, então ela começou a contar sobre sua escolinha e foi falando de todos seus amiguinhos e amiguinhas.


Ela gosta muito de conversar, falaaaaa muiiiiito. Então começou falar todas as coisas boas da escolinha, falava das professoras, da sua melhor amiguinha e desatou a falar...


Meus joelhos já estavam doendo, pois estava abaixado, mas esse cocozinho durou uns 15 minutos e no fim ela conseguiu fazer o tão temido cocô. Foi aí que percebi, a importância da PACIÊNCIA com nossos filhos.


Aquele momento não foi apenas uma necessidade fisiológica, foi uma CONEXÃO EMOCIONAL, fortalecimento de vínculo e afeto. Às vezes na correria do dia a dia, a sua impaciência passa despercebido aos seus olhos e quem sofre com ela muitas vezes são nossos filhos e filhas, por quê?


Por que descontamos nossa impaciência em quem apenas quer o nosso olhar, nosso aconchego, nosso carinho e a nossa atenção?


A verdade, é que daqui alguns anos (e passa rápido, muito rápido) seu filho e sua filha não caberá mais no seu colo, apenas no coração e esses momentos (ou a ausência deles) serão apenas lembranças em sua memória.

 

  • Euller Sacramento é Palestrante, psicólogo Infantil especialista em (re)conectar pais e Filhos emocionalmente na IMAGINARE Clínica Integrada. Instagram: @eullersacramento



Diário da Serra

Notícias da editoria