Diário da Serra
Diário da Serra

Tenha propósito

Euller Sacramento 19/01/2021 Artigos

As vezes projetamos nos filhos nossas frustrações e acreditamos que eles serão aquilo que não fomos pois faltou-lhes oportunidades

Artigos

Na maioria das vezes que saio para tralhar pela manhã, minha filha está dormindo. Porém há dias que ela acorda mais cedo e quando percebe que vou sair pergunta:


-- Papai você vai trabalhar?


-- Sim minha filha.


-- Por que papai?


-- Porque o papai precisa ajudar outras crianças. Você já ficou triste alguma vez?


-- “Xim”.


-- Então o papai precisa ajudar essas crianças que ficam triste a ficarem felizes. O papai também ajuda os papais e mamães delas a ficarem felizes junto com elas.


Vocês já se deram conta como ensinamos (e nem percebemos) nossos filhos que trabalho é ruim, que o foco é apenas trabalhar/empreender para ter dinheiro no final do mês, sem um PROPÓSITO que te motive, que te traga paz e bem estar?


Passamos a vida sem um propósito claro e quando nossos filhos crescem falamos: filho faça o que te faz bem, o que te deixa feliz. Ou ainda pior, determinamos para eles quais serão as profissões a serem seguidas, pois acreditamos que seguindo nosso “conselho” sofrerão menos na vida.


As vezes projetamos nos filhos nossas frustrações e acreditamos que eles serão aquilo que não fomos pois faltou-lhes oportunidades, hoje por você ter uma condição financeira diferente (melhor), se sente na obrigação de “dar a oportunidade” que lhe faltou.


Para que trabalha? O resultado final do seu trabalho agrega o que na sua vida? Já parou para pensar nisso? Você precisa ensinar ao seu filho o PROPÓSITO do seu trabalho/empreendimento. Se não sabe, então precisa encontrar qual o PROPÓSITO do seu trabalho na sua vida.


Se você não consegue encontrar PROPÓSITO no que faz, talvez seja a hora de repensar sua vida ou buscar ajuda profissional (psicoterapia) para compreender o que faz você insistir em algo que não vê PROPÓSITO algum em sua vida.

 

Euller Sacramento é psicólogo clínico, ajuda emocionalmente pais e filhos a se (re)conectarem e atende na Imaginare Clínica Integrada em Tangará da Serra-MT. Instagram: @eullersacramento



Diário da Serra

Notícias da editoria