Diário da Serra

Câmara retorna atividades e inicia o ano Legislativo de 2021

Larissa Grella / Assessoria Câmara 20/01/2021 Política

Na sessão foram formalizadas as Comissões Permanentes e relatorias

Política

Os 14 vereadores da Câmara Municipal de Tangará da Serra se reuniram nesta terça-feira, 19 para a primeira sessão ordinária do ano de 2020.


A pauta da primeira reunião do ano, que marcou o início da 11ª Legislatura, incluiu a apresentação de um projeto de lei de autoria do Legislativo, sete requerimentos, 30 indicações, documentos diversos e a ata da última sessão de 2020.
 

Na oportunidade foram convidados líderes eclesiásticos representando aos evangélicos e católicos, para uma benção e proclamação da palavra com ênfase no contexto do respeito das autoridades constituídas, e a liberdade de escolha por meio da democracia.
 

“Seria tão bom que uma legislatura pudesse iniciar e terminar bem, já que nos últimos anos Tangará foi muito tumultuada na política, e que haja uma harmonia que a gente possa analisar bem os projetos para o bem do povo, afinal quem esta pagando os salários de vocês é a população tangaraense, porque quando vocês foram escolhidos, foi para representar bem a nossa cidade, que em primeiro lugar estejam sempre os interesses da população e viabilize o crescimento de nossa cidade que é o que Deus quer, que a gente cresça e evolua. E como vocês têm autoridade e poder, que vocês nunca usem o poder para dominar e sim para o bem da população”, frisou o Frei Alceu Brunetto.
 

O Pastor Carlos Oyama, realizou uma reflexão sobre o poder das autoridades diante de seu povo, e em oração pediu bênçãos sobre todos os empossados. “Vou ler para vocês, palavras do apóstolo Paulo. Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, porque não há autoridade que não venha de Deus, as autoridades que existem foram por ele, estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade, na verdade, está se colocando contra o que Deus. Nesse texto, Paulo está ensinando princípios de sujeição as autoridades, e se rebelar contra essas autoridades é se rebelar contra Deus, e estaria trazendo condenação de Deus para si.  Eu digo, vocês têm uma grande responsabilidade, vocês estão aqui graças ao voto que vocês receberam de seus eleitores, mas em termos, porque vocês estão aqui, porque Deus estabeleceu vocês aqui”, destacou pastor Carlos.


Após as bênçãos, os 14 vereadores usaram a tribuna para registrar apontamentos, solicitações e apresentar demandas ao Executivo, assumindo o compromisso e a responsabilidade de desenvolverem ações por meio da união em prol da comunidade e do fortalecimento da Instituição. 
 

Câmara constitui Comissões Permanentes e formaliza relatorias em Sessão Ordinária
 

A formalização das comissões permanentes e a definição de relatorias para o biênio 2021-22 ocorreram durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira, na Câmara Municipal de Tangará da Serra. O procedimento está previsto no Regimento Interno da Casa e os trabalhos foram conduzidos pelo presidente vereador Fábio Brito. De acordo com o protocolo regimentar, a primeira sessão do ano, regulamenta os representantes que são definidos a partir do princípio da proporcionalidade de partidos.


As comissões são órgãos técnicos que prestam auxílio ao funcionamento do Poder Legislativo, por meio da realização de debates detalhados entre seus membros, que analisam as propostas de lei e exercem funções legislativas e fiscalizadoras, ao atuarem sobre a emissão de relatórios e projetos em tramitação, além de também promover audiências públicas, visitas técnicas e solicitar informações ao Poder Executivo.
 

A Casa Legislativa de Tangará da Serra possui seis comissões permanentes. Confira a estrutura e composição dos órgãos:
 

Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final 
Membro: Eduardo Sanches (PSL)
Membro: Rogério Silva (DEM)
Membro: Ademir Anibale (MDB)
1º Suplente: Sandra Garcia (PSDB)
2º Suplente: Romer Japonês (PV) 

 

Comissão Permanente de Finanças e Orçamento 
Membro: Ademir Anibale (MDB)
Membro: Eduardo Sanches (PSL) Rogério Silva (DEM)
Membro: Romer Japonês (PV)
1º Suplente: Nivaldo Leiteiro (PODE)
2º Suplente: Dona Neide (PSDB)

 

Comissão Permanente de Educação e Esportes 
Membro: Professor Sebastian (PTB)
Membro: Elaine Antunes (PODE)
Membro: Ademir Anibale (MDB)
1º Suplente: Rogério Silva (DEM)
2º Suplente: Hélio da Nazaré (PSD)

 

Comissão de Saúde, Assitência Social, Cidadania e Direitos Humanos 
Membro: Dr. Bandeira (PDT)
Membro: Professor Sebastian (PTB)
Membro: Davi Oliveira (PSB)
1º Suplente: Elaine Antunes (PODE)
2º Suplente: Sandra Garcia (PSDB)

 

Comissão de Comércio, Turismo, Indústria, Obras e Serviços Públicos 
Membro: Davi Oliveira (PSB)
Membro: Eduardo Sanches (PSL)
Membro: Edmilson Porfírio (PODE)
1º Suplente: Helio da Nazaré (PSD)
2º Suplente: Dr. Bandeira (PDT)

 

Comissão de Agricultura e Meio Ambiente 
Membro: Nivaldo Leiteiro (PODE)
Membro: Davi Oliveira (PSB)
Membro: Rogério Silva (DEM)
1º Suplente: Ademir Anibale (MDB)
2º Suplente: Hélio da Nazaré (PSD).

Notícias da editoria