Diário da Serra
Diário da Serra

Mais de 1,2 mil índios da etnia Paresi são vacinados contra a Covid-19 em MT

TV Centro América 23/01/2021 Saúde

Em Mato Grosso, 82 aldeias compõem o território da etnia Paresi. Elas estão localizadas em Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Conquista do Oeste e Nova Lacerda.

Saúde

Nessa primeira etapa, serão vacinadas contra a Covid-19, 1.259 pessoas da etnia Paresi maiores de 18 anos que fazem parte do grupo prioritário. Em Mato Grosso, 82 aldeias compõem o território da etnia Paresi. Elas estão localizadas em Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Conquista do Oeste e Nova Lacerda.


As doses foram transportadas de Cuiabá para Tangará da Serra nesta semana, que depois distribuiu entre os outros municípios. As próprias equipes de saúde indígena levaram as vacinas até as aldeias onde começam a ser aplicadas nos moradores nesta sexta-feira, 22.


Na região, a primeira dose da vacina do povo Paresi foi aplicada em Nedino Maizokie, de 56 anos. A expectativa é que todos possam estar imunizados assim que receberem a segunda dose.
 

Em todo o território Paresi foram registrados 182 casos de Covid-19 e seis pessoas morreram por causa da doença.
 

Das doses que foram disponibilizadas para Mato Grosso, 60 mil são destinadas aos povos indígenas. Nessa primeira etapa de vacinação cerca de 30 mil índios devem ser vacinados no estado.

Diário da Serra

Notícias da editoria