Diário da Serra
Diário da Serra

EM FEVEREIRO – APCTTS diz que greve dos caminhoneiros é improvável

sergio r. / Enfoque Business 26/01/2021 Geral

Possibilidade de paralisação vem dividindo opiniões das entidades

Greve está marcada para 1º de fevereiro

A pandemia e os contratos com os agricultores para transporte da safra são as duas justificativas que tornam improváveis a possível greve de caminhoneiros marcada para o dia 1º de fevereiro.


A possibilidade de paralisação vem dividindo as opiniões das entidades do setor e dos próprios caminhoneiros, causando polêmicas em relação à sua adesão e, portanto, não sendo consenso, ao menos nesse momento.


Em Mato Grosso a greve é ainda mais improvável, principalmente em razão da colheita da soja, que se aproxima. E ainda tem a questão da pandemia, que poderia render um efeito negativo na opinião pública. “Estamos cientes da movimentação via WhatsApp e analisando esse movimento entendemos que Mato Grosso não comporta uma greve agora. Com essa pandemia seria muita irresponsabilidade, causaria aglomeração. E, também, começa a colheita da soja e nós temos contrato com o agricultor. Se perder tempo, o produto pode estragar”, disse Edgar Laurini, presidente da Associação de Proprietários de Caminhões e Transportadores de Cargas de Tangará da Serra (APCTTS).


A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) endossa o posicionamento da associação de Tangará da Serra. A CNTA, que tem representação legal da categoria, entende que, “apesar das dificuldades dos caminhoneiros, este não é o momento ideal para uma paralisação, levando-se em conta a pandemia de coronavírus”, consta, em nota oficial da entidade.


Por outro lado, o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) reiterou a intenção de greve dos caminhoneiros no dia 1º de fevereiro “por prazo indeterminado” em caso de “esgotamento das vias administrativas de solução” para os problemas apontados pela categoria, como pedágios altos, preço mínimo de frete e preço alto do diesel.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria