Diário da Serra
Diário da Serra

DEPOIS DE DOIS ANOS – Aluno planta ipê que produziu na escola

Fabíola Tormes / Redação DS 26/01/2021 Educação

Iniciativa da professora Kátia, que desenvolveu o projeto na escola

Trabalho desenvolvido em 2018

A árvore símbolo de Tangará da Serra – o ipê – ganhou mais um exemplar  através das mãos de um pequeno tangaraense. Acompanhado de sua mãe Ediana Passos, o pequeno Lucas plantou uma muda de ipê no último dia 14 de janeiro, dois anos depois dele mesmo ter produzido essa mudinha, quando estudava no Centro Municipal de Ensino Dona Mariquinha Tavares, no Jardim Califórnia.


A iniciativa foi da professora Kátia Maria Kunntz Beck, que desenvolveu o projeto com os pequenos alunos do Pré I daquela unidade educacional. “O objetivo era que as crianças acompanhassem o crescimento de uma planta, desde a germinação”, recordou a educadora.


Assim, as sementes foram colhidas pela professora, levadas para conhecimento dos alunos, que, posteriormente fizeram o plantio da árvore símbolo do nosso município. “Eles foram ao redor da escola para buscar terra e plantaram a sementinha no seu potinho de garrafa pet. E foram observando o crescimento”, explicou.


Depois que estavam grandes, cerca de 15 a 20 centímetros, todos levaram para casa para encontrar um espaço adequado para esse plantio. “E continuassem com esses cuidados com a natureza. (…) E hoje uma mãe me mandou uma foto em que o filho, o Lucas, plantou o ipê em frente a casa deles, no estacionamento da praça que fizeram no bairro. Fiquei muito emocionada em ver tamanha sensibilidade da mãe em dar continuidade a este trabalho, ensinando ao filho”, contou, emocionada.
“A sementinha que eu plantei germinou. Esse é o maior significado de minha profissão”.



Diário da Serra

Notícias da editoria