Diário da Serra
Diário da Serra

EM ESTADO GRAVE – MT receberá pacientes Covid de Rondônia

Assessoria SES-MT 26/01/2021 Saúde

Segundo Figueiredo, este é um momento de unir forças

Taxa de ocupação está em 67,67%

O Governo de Mato Grosso disponibilizou leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para receber pacientes em estado grave da Covid-19 do estado de Rondônia.


Conforme o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, este é um momento de unir forças diante do colapso que os outros estados já vivem. “Dentro do princípio de que é o SUS, não existe leitos exclusivos de Mato Grosso, de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Existem leitos SUS e, neste momento, levando em consideração a nossa taxa de ocupação que está em 67% para UTIs adulto, temos que ser solidários com os estados que estão colapsados precisando de leitos”, pontuou Figueiredo.


O pedido de socorro aos outros estados é reflexo da alta taxa de ocupação nos leitos de UTIs nos hospitais de Rondônia, que além de atender os casos locais, também dá assistência aos pacientes do Amazonas. No final de semana haviam 40 pessoas esperando uma vaga de internação naquele estado.


Covid em Mato Grosso - A SES-MT notificou, até a tarde desta segunda-feira, 209.004 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.993 óbitos em decorrência do coronavírus no estado.


Dos 209.004 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 7.884 estão em isolamento domiciliar e 195.123 estão recuperados.


Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 272 internações em UTIs públicas e 298 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 67,67% para UTIs adulto e em 34% para enfermarias adulto.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria