Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Secretaria de Agricultura define 18 metas para serem cumpridas até abril

Fabíola Tormes / Redação DS 08/02/2021 Política

Finalização da titularização fundiária da Gleba Triângulo é uma delas

Secretário Rogério Rio

A agricultura como atividade econômica representa 21% do Produto Interno Bruto e emprega 20% da população economicamente ativa do país. Pensando nisso, especialmente no Estado em que essa participação é ainda mais expressiva, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra elencou prioridades ao setor.


São atividades para o apoio e incentivo à agricultura para os 100 primeiros dias de gestão e que, segundo o secretário Rogério Rio, deverão ser cumpridas até abril.


Entre as prioridades estão a chamada pública para aquisição de alimentos para merenda escolar, hospitalar e abastecimento de demandas das demais Secretarias  – Programa Nacional de Abastecimentos Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos e Compras Institucional (PAA). “Os referidos programas possibilitam o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais direto do produtor da agricultura familiar, propiciando assim a abertura do mercado institucional aos produtores desta categoria e garantido mais uma fonte de renda”, explica.


No que tange as ações voltadas ao fortalecimento do Núcleo de Políticas para a Economia Solidária (Nupes), o objetivo é promover cooperativismo através de cursos e atividades de fomento, com a finalidade de atender as necessidades de novas cooperativas habilitadas a vender seus produtos  aos mercados institucionais. 


São metas ainda a entrega de dois tratores reformados para associações; a entrega de um veículo caminhão câmara fria, para cooperativa Coopervida, para melhorar a logística de comercialização de produtos da agricultura familiar; a construção de um viveiro de mudas nas dependências da Unidade Experimental da Secretaria; e o plantio de três hectares de milho e um hectare de sorgo e milheto, para silagem destinada a alimentação dos animais do programa mais leite da Unidade Experimental. 


Ainda iniciarão os trâmites para realização de leilão de gado bovino para comercialização de excesso de animais, alocados na Unidade Experimental e o empréstimo dos Touros às Associações; o mapeamento dos produtores de leite do município visando incentivar o apoio técnico e ampliar os canais de comercialização, conforme Programa + Leite; e a finalização da titularização fundiária da Gleba Triângulo, sendo 139 parcelas.

 

INSPEÇÃO MUNICIPAL – Secretaria também acompanhará e incentivará abertura de estabelecimento


Até abril querem ainda realizar visitas em todas as propriedades que solicitaram via Requerimento Padrão o registro de abertura de estabelecimento, buscando incentivar a inserção dos estabelecimentos e agroindústrias de pequeno porte no mercado, expandindo a comercialização e aumentando a economia local; acompanhar a abertura de três novos estabelecimentos, sendo: Granja Leiteira, Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelha, Unidade de Beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos; e a vistoria e renovação de Registro de Funcionamento anual de todos estabelecimentos Registrados no Serviço de Inspeção Municipal – SIM.

Diário da Serra

Notícias da editoria