Diário da Serra

INSCRIÇÕES ABERTAS – Congresso reúne profissionais da fotografia em Campo Novo

Cida Rodrigues / Secel-MT 24/02/2021 Cultura

Gratuito e com vagas limitadas, inscrições seguem até sexta

Foto da cidade de Campo Novo – (Foto por: Luciano Steffler)

De 23 a 25 de março, o município de Campo Novo do Parecis, que fica a 300 km de Cuiabá, vai  reunir profissionais qualificados e experientes na área da fotografia brasileira no 1º Congresso Fotográfico Parecis. Gratuito e com vagas limitadas a 50 participantes, o encontro está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 26, pelo site.


Serão três dias de evento que contará com a participação de profissionais premiados em concursos nacionais e internacionais, como o prêmio Lente de Ouro, considerado o Oscar da fotografia mundial. Nos dois primeiros dias serão realizadas palestras sobre iluminação, composição, direcionamento de olhar, dentre outros temas.


No último dia ocorre a expedição fotográfica até a Aldeia Wazare, a 65 Km da sede do município. A atividade possui 15 vagas e tem como objetivo colocar em prática o conhecimento adquirido, tendo como cenário a riqueza da cultura indígena.


Todas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19 serão tomadas durante o congresso, como higienização do ambiente, espaçamento entre as cadeiras, distribuição de máscaras e álcool de uso individual.


Idealizado pelo fotógrafo Luciano Steffler, o projeto foi contemplado no Edital Circuito de Mostras e Festivais promovido pela Secretaria de Estado Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.


Palestrantes e temas - Nei Bernardes, que nos últimos sete anos esteve entre os Top 50 do mundo pela Fearless Photographers, discorrerá sobre composição na palestra Limpando a Cena. O profissional foi vencedor do prêmio Lentes de Ouro em 2014, como revelação, e em 2015, 2016 e 2020, como Fotógrafo do Ano e já palestrou por cinco vezes no maior congresso de fotografia da América Latina, o Wedding Brasil.


Como mais de 100 fotos premiadas por associações internacionais, Guilherme Bastian fará a palestra Música Para Seus Olhos. O fotógrafo é vencedor da Lente de Ouro em 2017 na categoria Casamento do Ano e, em 2018 como fotógrafo do ano. Também já palestrou no Wedding Brasil.


O tema Negócio x Digital será apresentado por Rodrigo Lana, fotógrafo há quase 10 anos, com mais de 1500 eventos fotografados. Fazendo um bom uso de técnicas e estratégias do marketing digital, Lana fez sua empresa crescer e alcança atualmente mais de 30 mil pessoas semanais em suas redes sociais e mais de 2 milhões de pessoas com anúncios.


O fotógrafo de casamentos, 15 anos e ensaios de gestantes, Pedro Santos, vai apresentar a palestra Maldito Flash. Membro de algumas das maiores associações de fotógrafos de casamentos do mundo, o profissional já foi indicado dentre os melhores em premiações Lente de Ouro.


José Medeiros, o experiente e reconhecido fotógrafo em Mato Grosso conduzirá a expedição fotográfica. O profissional investe em projetos pessoais no registro das manifestações culturais populares.  Suas andanças pelo Brasil rendem sempre valiosos materiais.
 



Notícias da editoria