Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Mais de 1,5 mil pessoas aguardam na fila para ultrassonografia

Fabíola Tormes / Redação DS 04/03/2021 Saúde

Essas pessoas estão na fila de espera, na Central de Regulação

Denúncia feita pela vereadora Dona Neide: "1506 ultrassonografias esperando na fila"

A ultrassonografia, ou ultrassom, é um exame que permite produzir imagens de órgãos internos e estruturas do corpo em movimento, em tempo real, com baixo custo e sem radiação. Para o exame, que é bastante utilizado para fazer diagnósticos, prevenção e acompanhar tratamentos, há uma grande fila de espera na Saúde em Tangará da Serra.


De acordo com a vereadora Dona Neide (PSDB), 1.506 pessoas estão na fila de espera, na Central de Regulação, há muito tempo. “Desde a gestão passada esses pacientes estão na fila de espera”, denunciou a vereadora, em entrevista ao Programa Primeira Hora, da Rádio Serra FM, ao contar que cobrou exaustivamente da gestão passada que os exames fossem realizados.


“Não podemos falar nada do prefeito atual, porque assumiu agora, mas isso já vem de gestão passada, esse acúmulo de pacientes sofrendo, sem ter condições financeiras de pagar a ultrassom”, completa, ao revelar que o exame é realizado somente em pacientes que estejam internados, quando a pedido do médico. “Fora disso o paciente tem que se virar. Se não pode fazer [particular], fica como está ai: 1506 ultrassonografias esperando na fila”.


A vereadora lembra ainda que em 2017 o Município ganhou do Rotary Club Tangará da Serra um aparelho de última geração para esse fim, contudo o aparelho não está sendo usado por falta de profissionais, segundo ela. “Esse aparelho está parado a espera de um profissional e sempre pedi para a gestão passada que contratasse um profissional para fazer esses exames (…) para desafogar essa fila e atender a nossa população. Só que até agora, até o final de dezembro, não fomos atendidos. Estamos agora esperando a nova gestão e esperamos um resultado sobre o aparelho e o profissional para manusear e atender a população”.

Notícias da editoria