Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Vereadora pede agilidade na aplicação de vacinas

Sergio R. / Enfoque Business 10/03/2021 Saúde

Ela também pede que o sistema de cadastramento seja revisto

Sandra Garcia (PSDB): “Estamos numa fase difícil”

Maior rapidez na aplicação das vacinas contra a Covid-19 e atenção às pessoas do interior do município. É o que defendeu a vereadora Sandra Garcia (PSDB) na tribuna da Câmara Municipal de Tangará da Serra, na sessão ordinária de terça-feira, 9.


A vereadora disse estar preocupada com o fato de que o último lote de vacinas recebidos pelo município, na terça-feira da semana passada, 2, foi destinado à aplicação no grupo prioritário de idosos somente no último sábado, 6. “Não consigo entender e isso me causa angústia. Se chega hoje, tem que ser aplicada, no máximo, depois de amanhã. Não pode ficar estocando vacinas”, disse.


Sandra Garcia ressaltou que a gravidade da pandemia exige essa agilidade por parte da equipe responsável pela vacinação no município. “Estamos numa fase difícil, as UTIS estão lotadas. Temos pacientes em estado grave e sabemos que a única forma de conter a pandemia é a vacina”, acrescentou.


A vereadora também pede que o sistema de cadastramento para vacinação seja revisto, já que pessoas que moram no interior podem ficar de fora da campanha. “Eles estão nos sítios, nas chácaras, e muitos deles não têm acesso ao link para cadastramento, ou não tem familiaridade com o computador e com a internet”, considerou, pedindo atenção à Secretaria Municipal de Saúde quanto a essa situação.


Procurada, a secretária de Saúde do município, Gicelly Zanata disse que o município não tem um cronograma do governo para recebimento de vacinas e, por isso, não há como organizar a vacinação com antecedência. “Se nós divulgássemos com antecedência, teríamos mais acesso à informação, dando tempo para que todos pudessem ser avisados”, explicou.


Sobre a vacinação em locais diversos ao definido para ‘drive thru’, a secretária destaca que uma dificuldade é o fato de que a equipe não sabe se virão doses únicas ou múltiplas (10 em um frasco). Esse aspecto, segundo Gicelly, dificulta a distribuição em mais locais, já que, após aberto um frasco, há um prazo de 6h para utilização (em ambiente adequado de guarda) antes da perda.

Diário da Serra

Notícias da editoria