Diário da Serra

200 MIL DOSES – Fora do Consórcio Nacional de Vacinas, Tangará estuda compra direta de doses

Fabíola Tormes / Redação DS 16/03/2021 Saúde

As tratativas para esta possível compra iniciaram na última semana

“Projeto mais importante agora é o ser humano”, diz prefeito

Mais de 2,4 mil municípios do país manifestaram interesse de participar do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (CONECTAR), iniciativa liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A proposta do consórcio é complementar ao Plano Nacional de Imunização (PNI) caso não consiga suprir a demanda nacional. 


Somente no Estado de Mato Grosso são 30 municípios buscando essa adesão, entre eles os vizinhos Sapezal, Porto Estrela, Nortelândia, Diamantino, Brasnorte e Arenápolis, além de Cuiabá, conforme lista atualizada no dia 15 de março.


O Município de Tangará da Serra está fora desta lista, pois, segundo o prefeito Vander Masson (PSDB) a intenção, caso autorizado pelo Governo Federal, é realizar a compra direta dos imunizantes.

“Se o Governo Federal autorizar e garantir que não irá confiscar, vamos comprar vacinas para imunizar nossa população contra a Covid-19”, informou o Chefe do Executivo Municipal. 

Segundo o prefeito, as tratativas para esta possível compra iniciaram na última semana e a expectativa é da aquisição de 200 mil doses, em duas etapas de 100 mil cada.

“Como temos em torno de 100 mil habitantes, duas doses seriam 200 mil doses e a quantidade mínima de pedidos de 100  mil doses, temos condições de comprar”, garantiu, afirmando que o  investimento aproximado será de R$ 8 milhões por cada lote.

Contudo, a data da possível aquisição não foi relevada, já que ainda depende da autorização do Governo Federal para isso.

“Assim que o Governo Federal sinalizar de uma forma positiva que podemos comprar e que ele não vai confiscar, nós vamos comprar a vacina de maneira isolada. (…) Vamos deixar alguns projetos relevantes, porque o projeto mais importante agora é o ser humano e assim iremos fazer”. 

Notícias da editoria