Diário da Serra
Diário da Serra

TERMO REVOGADO – Executivo reassumirá administração de hospital de Barra do Bugres

Fabíola Tormes / Redação DS 18/03/2021 Saúde

Hospital Roosevelt Figueiredo Lira será a partir de agora municipal

Hospital Regional de Barra do Bugres

O Hospital Regional de Barra do Bugres, que foi administrado nos últimos anos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da região, está com suas portas fechadas desde julho do ano passado.


Desde então, a gestão da unidade foi devolvida ao governo estadual e formalizada através da assinatura de Termo de Cessão de uso de imóvel em setembro de 2020. O ato foi necessário para que a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) pudesse iniciar os trâmites necessários para assumir a gestão direta daquela unidade hospitalar e realizar novos investimentos, como uma reforma geral no prédio, ampliação das instalações e substituição de equipamentos médicos e hospitalares.


Contudo, após meses, nenhum avanço foi registrado, segundo o prefeito Dr. Divino Henrique (PDT).

“A situação do nosso hospital municipal vem se arrastando há muitos anos e infelizmente chegou a ser fechado no ano passado. E agora tomamos decisões que beneficiarão a população de Barra do Bugres”, disse o Chefe do Executivo Municipal, em live nesta quarta-feira, 17.

Segundo ele, o Município reassumirá a administração do Hospital Roosevelt Figueiredo Lira, que a partir de agora será municipal.

“Uma decisão que tomamos na segunda-feira, após reunião com o nosso secretário de Estado de Saúde [Gilberto Figueiredo]”, contou, ao destacar que o gestor estadual informou que não há data para início da reforma.

Segundo Figueiredo, ao prefeito, foram realizadas duas licitações, contudo nenhuma empresa apta ao serviço.

“Na última, cinco empresas participaram e as cinco desclassificadas. Então, para reiniciar o processo de licitação iria demorar ainda mais e nós não podemos esperar”, dispara o prefeito.

“Barra do Bugres não pode mais esperar, porque são vidas. Então tomamos a decisão, junto com o nosso jurídico (…) e estamos retornando para o Município”

Ainda de acordo com o prefeito, para reinício do seu funcionamento, a unidade receberá uma reforma parcial, para assim retomar o atendimento da população.



Diário da Serra

Notícias da editoria