Diário da Serra
Diário da Serra

A POESIA ESTÁ ON

Leonilda Alves Ribeiro; Celma Ferreira da S. Nascimento; Marcia Aparecida da Silva 22/03/2021 Artigos

No âmbito pedagógico, o alfabetizador deve recorrer a estratégias capazes de se sensibilizar com o mundo da poesia

Artigos

Inspiradas na mensagem da poesia de Jose Paulo Paes, as professoras alfabetizadoras da Escola Estadual Professor João Batista: Celma, Leonilda e Marcia resolveram brincar com a poesia envolvendo diversos temas, inclusive a pandemia. A ideia foi proposta às famílias, que aceitaram e logo começaram a pipocar nos grupos de whatsaap declamações dos alunos em forma de vídeo. De verso em verso os pequenos dos 1º e 2º anos navegaram no gosto poético.

As aulas on-line são um desafio constante para todos os envolvidos, família, escola e principalmente para o professor.  Todavia, sabemos que no âmbito pedagógico, o alfabetizador deve recorrer a estratégias capazes de se sensibilizar com o mundo da poesia e repassar esse encantamento para seus pupilos, levá-los a aprender degustando saborosos versos com criatividade e conhecimento significativos.

Neste cenário, os protagonistas pousaram no 1º ano do Ensino Fundamental com uma bagagem pedagógica diferenciada, uma vez que as professoras atendem um público que frequentou a educação infantil, em contrapartida alguns alunos não vivenciaram esta realidade. Uma verdadeira diversidade de contextos de aprendizagens.

Decididas a viajar na sonoridade das palavras as docentes selecionaram poemas e poesias que falavam de sonhos, fantasias, reflexão e alegria, em paralelo a múltiplos ensinamentos, como estimular a linguagem oral e escrita e a corporal. A poesia foi para a telinha do computador oportunizando aos alunos manter estreita a relação com um texto divertido, desafiador, capaz de acionar o conhecimento prévio dos alunos.

A participação dos alunos foi registrada em vídeo com todas as declamações. Um trabalho que vai além das palavras se considerarmos que estamos vivendo uma pandemia. Fomos convidadas através da arte poética a avivar em nossos pequenos aprendizes a sensibilidade humana. Assim a poesia transforma nosso estado mental e social, sem falar de seu poder de transformar o mundo.

Leonilda Alves Ribeiro
Celma Ferreira da S. Nascimento
Marcia Aparecida da Silva
Pedagogas, atuam na E E Professor João Batista,
em Tangará da Serra-MT.

Diário da Serra

Notícias da editoria