Diário da Serra

2 MIL CASOS – Tangará segue com mutirões para eliminar mosquito

Fabíola Tormes / Redação DS 19/02/2024 Saúde

Nesta segunda as equipes realizarão o trabalho na região do Tarumã

Mutirão Contra a Dengue

Tangará da Serra já contabiliza quase dois mil casos de dengue e chikungunya, em pouco mais de 40 dias. Essa escalada – 1.078 notificações de dengue e 902 de chikungunya (dados da última sexta-feira, 16) – fez com que o Município decretasse Situação de Emergência no início de fevereiro, estabelecendo medidas para conter esse avanço.

Entre as medidas, mutirões de limpeza em diferentes bairros da cidade para que moradores pudessem retirar todo e qualquer recipiente que possa ser foco de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

O primeiro “Mutirão Contra a Dengue” foi realizado na semana passada e atendeu 18 bairros que compreendem a região da grande Vila Horizonte.

“Nesse mutirão foram coletados cerca de 20 caminhões [de lixo] e cerca de 100 pneus”,

informou o servidor da Vigilância em Saúde Ambiental, Fagner Silva Brito.

Nesta segunda-feira, 19, as equipes realizarão o trabalho no grande Tarumã, que compreende a região da Avenida das Palmeiras até a Rua 190. Os moradores tiveram o final de semana para fazer a limpeza dos quintais e retirar todo e qualquer material que sirva como criadouro do mosquito.

“Esses materiais devem ser colocados na calçada de casa e a Prefeitura vai passar recolhendo na segunda-feira, a partir das 7h”,

explica.

“A população tem que aproveitar esses mutirões para fazer a limpeza dos quintais, (…) não deixar nada acumulando água, pois nas vistorias de rotina dos nossos agentes estamos observando que o maior índice de coleta de larvas são em caixas d’água, tambor, bebedouros de animais e lixos domésticos. Então, olhem seus quintais”,

finaliza, pedindo a colaboração de todos.



Diário da Serra

Notícias da editoria