Diário da Serra
Diário da Serra

AMOR E DOAÇÃO – Programa Família Acolhedora segue com cadastramento aberto

Rosi Oliveira / Redação DS 12/03/2024 Geral

Interessados podem se dirigir a Secretaria de Assistência Social

Geral

Aprovado em abril de 2022, o Programa Família Acolhedora deverá iniciar os atendimentos em breve, tão logo a estrutura que abrigará o programa esteja pronta.

O local escolhido para ser a sede do programa foi o antigo Posto de Saúde da Família da Vila Santa Terezinha, mais conhecido como ‘Postinho da Vila Alta’, que passa por uma grande reforma e ampliação, iniciada em julho do ano passado. A estrutura fica na Rua Evelin Crestani, no Loteamento Santa Terezinha, no bairro Jardim Rio Preto.

Com a iminente conclusão da obra, os responsáveis pelo Família Acolhedora já estão se movimentando para o cadastramento e capacitação de famílias interessadas em serem, por um tempo, um porto seguro para crianças e adolescentes que estejam no momento passando por algum tipo de risco ou de violação de seus direitos, como explica a coordenadora do programa em Tangará da Serra, a pedagoga e terapeuta Aline Hofstatter de Freitas Rodrigues.

“A Família não vai ficar com a criança por muito tempo. Ela vai fazer o acolhimento da criança naquele momento em que ela precisa”,

destaca, ao salientar que ser Família Acolhedora não é família adotante, e que, quem acolhe, não terá, em caso de desejo de adotar, qualquer benefício com a ação.

“A família que acolhe contribui imensamente para a formação do caráter da criança e talvez ela nem se lembre, mas só de não passar tempo fora de um ambiente familiar já fará a diferença na vida futura dessa criança ou adolescente”,

frisa Aline, ao convidar a comunidade a participar desse ato de doação e amor.

“Estamos aqui prontos para receber os interessados em abrigar por um período essas crianças e adolescentes. Daremos todo suporte necessário, como a capacitação, caso a família seja selecionada pelo Judiciário, que é quem determina o acompanhamento dia a dia”,

completa.

Interessados em se cadastrar como Família Acolhedora podem se dirigir a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), aos fundos do Centro Cultural, aonde terão mais informações.



Diário da Serra

Notícias da editoria