Diário da Serra
Diário da Serra

DESCARTES INCORRETOS – Animais mortos e agulhas tem sido recebidas em coleta seletiva

Rosi Oliveira / Redação DS 13/03/2024 Geral

Coopertan trabalha somente com recicláveis e cobre todo Município

Descartes incorretos registrados nos últimos dias

A Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (Coopertan) começou a atuar em 2007 e desde então mudou a vida do município, possibilitando o descarte de materiais em local correto e que muitas das vezes seriam descartados na natureza. Modificou também a vida de 50 cooperados que melhoraram sua renda, tendo seu sustento através dos materiais descartados pelos tangaraenses.

Mas embora o nome já identifique os materiais que podem ser direcionados à cooperativa (recicláveis), ainda acontecem descartes incorretos e que em nada ajudam aos catadores. Pelo contrário, atrasam o serviço e oferecem inclusive, risco de morte.

“Temos recebido materiais como cachorros e gatos mortos, cacos de vidro, isopores, madeira, folha, grama, marmitex de isopor e alumínio que não tem comércio”,

informa a Coordenadora de Educação Ambiental da Cooperativa, Silvana Regina dos Santos, que frisa também o descarte de forma totalmente incorreta de materiais hospitalares, como agulhas utilizadas para insulina.

Além desses materiais, segundo ela, são encontrados lixo de banheiro.

“São coisas inadmissíveis e que não deveriam vir de forma alguma aqui para a cooperativa”,

salienta a cooperada.

Em 17 anos de fundação, a Coopertan atende hoje 100% do município e está preparada para destinação final de plástico, papel, papelão, alumínio e metal, tetra pack e garrafas pet.

“A gente só orienta que o morador faça a higienização dessa embalagem antes de depositar no saco de coleta do recicla. Apenas passe água e retire o excesso de água”,

orienta Silvana, ao solicitar cuidado também com líquidos que possam causar danos aos cooperados, como irritação, coceira ou queimaduras.

“Reciclável é tudo aquilo que ainda serve, que tem como aproveitar. Se você sabe que não terá nenhuma finalidade, não envie para a cooperativa, por favor. Isso já ajudará demais no nosso trabalho”.

Diário da Serra

Notícias da editoria