Diário da Serra
Diário da Serra

RECONHECIMENTO – Trinta e nove personalidades femininas são homenageadas com o título ‘Mulher Cidadã’, em Sessão Solene

Larissa Grella / Assessoria 25/03/2024 Geral

Cada vereador indicou até três mulheres para serem condecoradas

Programação incluiu a entrega de placas personalizadas

Trinta e nove personalidades femininas são homenageadas com o título ‘Mulher Cidadã’, em Sessão Solene

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, o Poder Legislativo realizou na noite de sexta-feira, dia 22, no anfiteatro do Centro Cultural, Sessão Solene, em alusão a data. A cerimônia instituída por meio do Decreto Legislativo nº 92/2024, foi aprovada na reunião plenária de 12 março. Regida pela Lei Municipal Nº3534 de 14 de abril de 2011, a solenidade visa celebrar as vitórias e conquistas de personalidades femininas, por meio da concessão do título ‘Mulher Cidadã’.

A solenidade contou com a presença dos vereadores, da Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, e Primeira-dama do Município Silvana Ló Masson e do Prefeito Vander Masson, como autoridades de honra. A vereadora e presidente Elaine Antunes conduziu a cerimônia, e ao assumir o compromisso de gerir administrativamente o Poder Legislativo, marca a história da cidade, ao se tornar a primeira mulher a comandar a Casa, nestes 47 anos de emancipação política do Município. 

A programação incluiu a entrega de placas personalizadas, e cada vereador indicou até três mulheres para serem condecoradas. Marcada pela emoção e discursos expressivos, a Câmara Municipal, através dos 14 vereadores, busca por meio destes atos, promover avanços na legislação para proteção, promoção e valorização da mulher na sociedade, além de reconhecer e enaltecer o papel das cidadãs, no desenvolvimento da comunidade, propondo ainda, reflexão sobre a defesa dos direitos e representatividade feminina em Tangará da Serra.

Dentre as homenageadas, esteve a 2º Sargento da polícia Militar, Valéria Cunha de Melo, que foi escolhida para a honraria pelo vereador, Romer Japonês.


Confira as mulheres homenageadas em 2024

Além da 2º Sargento Valéria Cunha de Melo, a Tenente-coronel da Polícia Militar, Nágila de Moura Brandão, diretora da Escola Militar 1º Tenente Salomão Fernandes Ferreira Piovesan de Tangará e Juliana Herrero, foram as personagens escolhidas pelo vereador Romer. Já o vereador, Ademir Anibale homenageou Camila Regina Lima Guimarães, Perla Margarida Chieregatto, Vera Lucy Ramos Segatto. Maria Aparecida Fonzar dos Santos, Maria de Fátima Gomes de Lima e Vanusa da Silva Amorim foram escolhidas pelo vereador, Davi Oliveira, e a vereadora Dona Neide, Ana Paula Wainer de Souza, Maria Aparecida Gomes de Azevedo e Roseli Aparecida Eidam de Oliveira. Edmilson Porfírio homenageou Dorvalina Nunes Gomes, Rosângela Aparecida Fernandes Porfírio e Zélia Ferreira da Silva. Luiza Antunes da Silva, Olinda Rodrigues Martins e Serafina de Souza Santos, foram as escolhidas pela presidente, Elaine Antunes. Fábio Brito lembrou-se de Eva Daiane dos Santos, Iluska Flávia de Carvalho Dias e Juliane Aparecida da Silva Soeira. Já os vereadores: Hélio da Nazaré, Horácio Pereira, Nivaldo Leiteiro, Professor Sebastian,  Rogério Silva e Sandra Garcia, homenagearam: Marlene Schwaab Gava, Marta Rosa da Silva, Vera Lúcia Silva, Joana Barbosa Feitosa, Noêmia Ramos Dias, Rubenita Santos de Castro, Cleonice Perez de Brito, Fabia Bouret, Roselene Barbosa de Souza, Belíria dos Santos Sales, Izabel Rodrigues de Amorim, Leandra Melo Lima Zantedeschi, Graziele Eloiza Correia da Silva, Ireni Santos Oliveira,Veneide Mendes de Oliveira de Souza, Claudia Maria Serrano Sanches, Lindinalva de Almeida Panaro e Terezinha Pereira de Souza.



Diário da Serra

Notícias da editoria