Diário da Serra
Diário da Serra

CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS – Autoridades municipais realizam visita técnica em obra na Apae

Nathali Luize / Estágio de Jornalismo 01/04/2024 Geral

Espaço recebe apoio através da doação fiscal

Visita técnica realizada na última semana

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tangará da Serra, está sendo ampliada através da construção de um Centro de Convivência para Idosos. O espaço é idealizado para melhorar o acolhimento aos alunos e só é possível devido ao apoio de tangaraenses que, por meio de doações durante a declaração do imposto de renda, colaboram em mudanças para toda a comunidade.

Com mais de 25 alunos idosos, todos presentes desde o início da Apae, a iniciativa permite a expansão de atividades essenciais, como a prática de exercícios físicos, o lazer e a convivência entre eles.

Na última quinta-feira, dia 28 de março, o prefeito, Vander Masson, e o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Selton Vieira, estiveram presentes para uma visita técnica.

“Estamos aqui visitando para vistoriar e vislumbrar o quão bom é a gente poder proporcionar uma estrutura melhor, uma qualidade melhor de trabalho e, acima de tudo, um espaço mais aconchegante para os nossos idosos aqui da Apae”,

destaca o prefeito.

Essa melhoria, reforça Selton Vieira, foi possibilitada através do Fundo do Idoso, instrumento criado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a participação popular em ações que melhorem o bem estar e a dignidade entre os mais velhos, e também crianças e adolescentes, por meio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“É muito importante essa informação para a sociedade porque vai estar direcionando parte do recurso que iria para Brasília para ficar em Tangará, de maneira que não vai gastar um centavo a mais”,

explica.

É possível destinar até 3% do valor total do imposto de renda, no momento da declaração fiscal, para ações que contemplam idosos, crianças e adolescentes de Tangará da Serra. O Conselho Municipal do Idoso, por meio da Lei 3851/2012, é constituído para realizar a gestão do Fundo. Atualmente, no município, a Apae e a Associação Nosso Lar – Casa do Idoso, são as instituições beneficiadas com mudanças estruturais oriundas do recurso público.

Conduzindo a visita técnica, o presidente da Apae de Tangará da Serra, Alceu Grapeggia, destaca que, com a nova construção, os idosos vão poder realizar atividades de culinária, artesanato e esporte. Além disso, a quadra poliesportiva, parte do Centro de Convivência para Idosos, estará disponível para toda a sociedade.

A inauguração será muito especial para a Associação, pois irá

“homenagear duas pessoas que foram importantes na vida da Apae, a dona Astreia Sanches, primeira presidente, foi quem fundou em Tangará, e, então, o Centro de Convivência vai se chamar Astreia de Souza Sanches, e a quadra nós estamos homenageando o Adi Becker, que além de ter sido presidente da Apae, foi a pessoa que organizou toda essa questão da arrecadação do fundo”,

finaliza Grapeggia.

(Com supervisão Fabíola Tormes)



Diário da Serra

Notícias da editoria