Diário da Serra
Diário da Serra

MAIS EFICIÊNCIA – Bombeiros fazem capacitação de manuseio de equipamentos de combate aos incêndios florestais

José Lucas Salvani / Secom 02/04/2024 Polícia

Curso faz parte da preparação contra os incêndios florestais

19 militares de todos os Comandos Regionais

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso capacita 19 militares para o manuseio e manutenção de equipamentos utilizados no combate de incêndios florestais. O curso faz parte dos preparativos para o período proibitivo do uso irregular do fogo.

“Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros tem recebido novos equipamentos motomecanizados para auxiliar no combate aos incêndios florestais. Isso garante uma redução de efetivo em campo tendo em vista que os equipamentos facilitam o combate. Por isso realizamos este curso para que os militares estejam capacitados para fazer manutenções em campo, sempre necessário”,

explicou o coordenador do curso, capitão Luiz Amaral.

As aulas do 3º Estágio de Manutenção de Motomecanizados começaram na semana passada, no Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá. Os militares tiveram um período com lições teóricas e ao longo da semana se dedicam ao manuseio prático dos equipamentos essenciais para o combate ao fogo com auxílio do coordenador e quatro instrutores.

Os 19 militares de todos os Comandos Regionais fazem o manuseio e manutenção de sete equipamentos: kit combate, motosserra, motobomba, gerador, motor de popa e roçadeira. Essa capacitação é importante para que os militares possam fazer manutenções.

Ao final do curso, previsto para esta quarta-feira, dia 3 de abril, os militares capacitados estarão aptos a descentralizar o conhecimento e serão responsáveis por capacitar cada um dos bombeiros de suas regionais.

“São quase 20 alunos que já vão estar capacitados para o período de incêndios florestais, aptos para fazer o manuseio dos equipamentos e, assim que retornamos para nossas unidades, esse conhecimento será repassado para o restante da tropa. É um curso que soma muito para toda nossa corporação”,

pontuou o sargento João Aparecido Souza, de Rondonópolis.

Já o soldado Vinícius Demétrio Cândido, de Tangará da Serra, destacou que está no Corpo de Bombeiros há uma década e, desde o início da atual gestão, tem percebido mais investimentos em equipamentos para a corporação em sua cidade e demais regiões de Mato Grosso.

“Todo ano o Corpo de Bombeiros recebe atualizações de equipamentos importantes para nossas ações de combate aos incêndios florestais e demais ocorrências rotineiras”,

disse o soldado Cândido.

Diário da Serra

Notícias da editoria