Diário da Serra
Diário da Serra

ELEIÇÕES 2024 – Prazo para fechamento do Cadastro Eleitoral encerra em 30 dias

Rosi Oliveira / Redação DS 08/04/2024 Política

Em Tangará são 11.853 títulos cancelados e 1.407 suspensos

Eleitores tem até o dia 08 de maio para regularização

Prazo para fechamento do Cadastro Eleitoral encerra em 30 dias

O prazo para regularização junto ao sistema da Justiça Eleitoral termina em trinta dias e eleitores que desejam participar do pleito eleitoral para as eleições municipais devem ficar atentos ao prazo. Eleitores tem até o dia 08 de maio para realizar transferência de domicílio eleitoral, retirar primeira via do título eleitoral bem como, regularizar títulos com pendências e também a biometria, sistema adotado já nas últimas eleições em Nova Olímpia e Tangará da Serra.

Em Nova Olímpia, 2.024 títulos estão cancelados e 142 suspensos. Em Tangará da Serra são 11.853 cancelados e 1.407 suspensos.

Para se regularizar, o eleitor deve se dirigir ao Cartório Eleitoral que fica próximo da Avenida Brasil, perto da Guedes Materiais de Construções, como informa o Juiz Eleitoral, Anderson Gomes Junqueira.

“Já estamos com uma procura grande, com fluxo bem acima da média e a expectativa é que nos últimos dias esse movimento fique muito maior. E como ali nós temos uma capacidade limitada de atendimento, mesmo que a gente amplie a jornada dos nossos atendentes, a expectativa é que tenha muita fila”,

revela o magistrado ao alertar.

“Então, não deixe para a última hora, o Cartório Eleitoral está aberto todos os dias no período da manhã até às 13h30 com vários guichês aonde a pessoa é atendida rapidamente. Não deixe para a última hora porque certamente nós teremos mais filas, maior demanda e maior tempo de espera”.

Além desse alerta, o magistrado destaca que eleitores que estejam com situação irregular com a Justiça Eleitoral podem sofrer algumas sanções.

“A inscrição eleitoral regula acesso a inúmeros serviços e a programas sociais. Por exemplo, passaporte, posse em concurso público e também, poderá impedir algum desses casos”,

pontua.

Para quem vai fazer apenas a atualização do cadastro eleitoral basta comparecer ao Cartório Eleitoral com documento oficial com foto, para a atualização do registro biométrico (impressão digital). Já quem vai tirar o título pela primeira vez deve levar além do documento com foto, comprovante de regularidade com o serviço militar obrigatório (sexo masculino) e também, um comprovante de residência atual em seu nome ou de parentes próximos.

Cadastro Biométrico em Tangará e Nova Olímpia estão acima da média estadual

Para as próximas eleições já há vários meses a Justiça Eleitoral se organiza para garantir que moradores de Tangará da Serra e Nova Olímpia exerçam sua cidadania escolhendo seus candidatos para os cargos no Executivo e Legislativo.

À priore, a Justiça Eleitoral precisa assegurar que os eleitores possam regularizar sua situação para que seu direito possa ser exercido, o de votar. Em Nova Olímpia, serão oito os locais de votação, quarenta e cinco seções e 12.381 eleitores aptos a votarem. Já em Tangará da Serra, são trinta e dois os locais de votação, duzentas e vinte e quatro seções, e aptos a exercerem sua vontade nas urnas são 69.278 eleitores.

Com trabalho expressivo nos dois municípios no chamamento para a realização da biometria (impressão digital), 87,05% do eleitorado de Tangará da Serra já regularizou a situação, enquanto em Nova Olímpia foram 91,81% do eleitorado.

“Esse é um número superior a média do estado e que nos deixa de certa forma confortáveis com relação a esse atendimento”,

salienta.

Em anos anteriores, a Justiça eleitoral expandiu os trabalhos de coleta de dados de biometria para outros locais, o que nesse ano, até esse momento, de acordo com Juiz Eleitoral Anderson Gomes Junqueira, responsável pelos dois municípios, para o pleito que ocorrerá em 06 de outubro, isso não deverá acontecer.

“A rede de dados do Cartório Eleitoral toma muito cuidado para não ter ataque de hacker e isso nos impede, e dessa vez, estamos concentrando os atendimentos ali no cartório mesmo e não estamos programados para atender fora do Cartório Eleitoral até o fechamento do cadastro”,

adianta.

Ainda conforme o responsável, todos os eleitores que queiram contribuir no processo terão todos os direitos e possibilidades garantidas para que isso aconteça.

“Asseguraremos ao eleitor a transparência, a lisura do processo eleitoral que é presidido no País por centenas e milhares de juízes que passaram em um exigente concurso e que estão capacitados e diariamente fiscalizando junto com membros do Ministério Público e de partidos para que tudo aconteça da forma mais efetiva e transparente”,

assegura.



Diário da Serra

Notícias da editoria