Diário da Serra
Diário da Serra

ABRIL INDÍGENA 2024 – Evento debate políticas públicas aos povos originários

Elzis Carvalho / Assessoria 08/04/2024 Geral

Em todo o estado, estruturam-se em 45 etnias

Geral

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, por iniciativa do deputado Lúdio Cabral (PT), na manhã de sexta-feira, dia 05, audiência pública para debater políticas públicas aos povos indígenas. 

A audiência engloba a programação do Abril Indígena 2024. O tema deste ano é “Direitos sem retrocessos: Demarcando espaços”. Entre as principais reivindicações está a ampliação pela demarcação de territórios e também o acesso a direitos sociais, territoriais e a diversidade cultural aos mais de 305 povos indígenas existentes no Brasil.

Em Mato Grosso, os povos indígenas ocupam três biomas mato-grossenses: Floresta Amazônica, Cerrado e o Pantanal. Em todo o estado, elas se estruturam em 45 etnias, e outras duas etnias isoladas. Cada uma tem características peculiares socioculturais. No estado, a população é de 58 mil indígenas. O evento contou com pelo menos 300 índios. 

De acordo com o proponente da audiência pública, deputado Lúdio Cabral, é preciso que o parlamento estadual esteja preparado para debater os direitos e os principais problemas enfrentados pelos povos originários.  Segundo ele, falta o Estado brasileiro honrar os direitos dos povos indígenas.

“O maior patrimônio de Mato Grosso é sua diversidade étnica. Hoje, são 43 povos indígenas (nações, línguas e culturas próprias) cada uma com características peculiares e, por isso, cada uma portadora de direitos que precisam ser atendidos pelo Estado. Mas o primeiro passo para avançar, nesse cenário de carência e de dificuldade, é gritar”,

afirmou Cabral.

De acordo com o parlamentar, a Assembleia Legislativa tem o dever de abrir o espaço para ouvir o “grito e a voz” pelos direitos dos povos indígenas. 

Em todo o mês de abril, serão promovidas diversas agendas na sede da Funai, em Brasília. Entre os dias 22 e 26 de abril, a Funai participará da 20° edição do Acampamento Terra Livre (ATL), mobilização indígena realizada anualmente sob a organização da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Diário da Serra

Notícias da editoria